Saúde

Campanha contra dengue se intensifica no Rio após quase 2 mil casos

Com 1.858 casos de dengue registrados na capital fluminense somente de janeiro deste ano até o início de março, a prefeitura do Rio está intensificando as ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Com 1.858 casos de dengue registrados na capital fluminense somente de janeiro deste ano até o início de março, a prefeitura do Rio está intensificando as ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. As campanhas educativas para alertar a população sobre a importância de manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, também estão sendo reforçadas.

No ano passado, nesse mesmo período, a cidade registrou 160 casos de dengue.

De acordo com dados do Observatório Epidemiológico da cidade do Rio de Janeiro, na nona semana epidemiológica de 2023, encerrada nessa segunda-feira, o número de casos chegou a 189. Um aumento de 600% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a cidade contabilizava 27 casos.

Na semana passada, a cidade registrou 305 casos de dengue e na terceira semana de fevereiro, foram 338 notificações, o que fez a secretaria municipal de Saúde acender o alerta, sustentando, no entanto, que o quadro não é de epidemia.

Para o secretário Rodrigo Prado, o aumento de casos de dengue já é esperado nesta época do ano e também por causa da sazonalidade da doença.

Ainda segundo os dados do Observatório Epidemiológico do Rio, a zona oeste é a região com maior incidência de casos e os bairros de Campo Grande, Santíssimo, Paciência, Santa Cruz e Guaratiba são os mais afetados.

No município de Campos dos Goitacazes, no norte do estado, um homem de 84 anos morreu depois de ter contraído a dengue no início de fevereiro deste ano.

 

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi - 07/03/2023 12:45:30. Última edição: 07/03/2023 12:45:30

Tags: Dengue Rio De Janeiro

Leia também:

Pesquisa analisa identificação de aditivos em rótulo de alimentos

Pesquisa analisa identificação de aditivos em rótulo de alimentos

Foram analisadas mais de 9 mil embalagens de alimentos e bebidas. Um quinto dos itens não continha qualquer aditivo alimentar, enquanto um quarto apresentava seis ou mais.

Até 2,5 milhões podem ter glaucoma no Brasil, diz sociedade médica

Até 2,5 milhões podem ter glaucoma no Brasil, diz sociedade médica

Brasil sedia simpósio internacional sobre a doença. Um dos objetivos é elaborar proposta de tratamento para ser encaminhada a secretarias de saúde e ao governo federal.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi