Saúde

Campanha de vacinação contra gripe termina nesta quarta-feira

Apesar do fim da campanha, a orientação do Ministério da Saúde é para que estados e municípios ampliem o calendário enquanto durarem os estoques.

Termina nesta quarta-feira (31) a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Segundo o último balanço do Ministério da Saúde foram aplicadas 34,7 milhões de doses da vacina, das quase 80 milhões distribuídas para todo o país.   

Apesar do fim da campanha, a orientação é para que estados e municípios ampliem o calendário enquanto durarem os estoques.  

No estado de São Paulo, a campanha de vacinação contra Influenza foi prorrogada até 30 de junho.  

A cobertura vacinal por lá está em 32,9%, com apenas 6,1 milhões de doses aplicadas. Em 2023, a Secretaria da Saúde registrou 86 mortes decorrentes de infecções graves provocada por diversos tipos de vírus de influenza. Ano passado, foram 339.   

Já na capital, a vacinação foi prorrogada por tempo indeterminado.   

Em Minas Gerais, a população também ganhou mais tempo para se vacinar: 60 dias. O prazo vai agora até 31 de julho. No Estado, a cobertura vacinal foi de apenas 46,38% dos grupos prioritários.  

Outros estados também estão seguindo a orientação do Ministério da Saúde. No Espírito Santo, por exemplo, onde a cobertura alcançou 39%, a vacinação vai até 20 de junho.    

A gripe geralmente causa apenas febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo, mas casos mais graves podem levar até à morte.  

O Ministério da Saúde reforça que a vacina contra gripe pode ser administrada com outros imunizantes.

E é bom lembrar que a campanha termina, mas o Movimento Nacional pela Vacinação continua com todos os imunizantes disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde.   

 

Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso - 31/05/2023 10:25:27. Última edição: 31/05/2023 10:25:27

Tags: Vacina Gripe Imunização

Leia também:

Fumantes usam 8% da renda familiar per capita para compra de cigarros

Fumantes usam 8% da renda familiar per capita para compra de cigarros

Regiões Norte e Nordeste concentram os maiores gastos com o tabagismo, sendo o Acre o estado com o maior comprometimento de renda (14%).

Termina hoje prazo para inscrição no Programa Mais Médicos

Termina hoje prazo para inscrição no Programa Mais Médicos

Valor da bolsa é de R$ 12,3 mil por mês, pelo prazo de 48 meses, prorrogáveis por igual período. Quem for para regiões de extrema pobreza e vulnerabilidade recebe um percentual maior.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi