Saúde

Capital de SP tem 45 crianças de até 10 anos com varíola dos macacos

O número represente menos de 2% do total de infectados na cidade

A cidade de São Paulo tem 45 casos confirmados de varíola dos macacos em crianças com menos de 10 anos. O dado está no boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura paulistana nessa segunda-feira (19).

O número de crianças com a doença corresponde a menos de 2% do total de casos notificados na cidade. Até agora foram registrados na capital paulista 2.464 casos.

A virologista Clarissa Damaso, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explicou que as crianças estão entre os grupos mais vulneráveis.

A cidade de São Paulo responde por mais de um terço – quase 36% - de todos os casos de varíola dos macacos registrados no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, foram notificados 6.869 casos da doença em todo o país. O boletim do governo federal não informa o número de casos em crianças com menos de 10 anos, mas entre os estados que divulgam a informação, as infecções nessa faixa etária representam em média 1% do total de registros.

Em Minas Gerais, por exemplo, o estado tinha confirmados dois casos em crianças, de um total de 447 ocorrências. Em Santa Catarina são três infectados em 186 casos confirmados. E no Ceará também foram confirmadas as contaminações de três crianças de um total de 146 casos.

Em entrevista à TV Brasil, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que as primeiras doses da vacina contra a varíola dos macacos chegam ao país ainda esse mês.

Foram adquiridas 50 mil doses da vacina, e a imunização completa é feita com duas doses.

A varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox, não é considerada uma doença grave. A transmissão ocorre por contato próximo com as lesões causadas pelas bolhas que caracterizam a doença, além de fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.

Agência Brasil / Por Eliane Gonçalves - repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela - 20/09/2022 18:30:22. Última edição: 20/09/2022 18:30:22

Tags: Varíola Dos Macacos São Paulo

Leia também:

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave estão em estabilidade

A curva nacional segue em patamar inferior ao observado no mês de abril de 2022, até então o mais baixo desde o início da pandemia.

Cirurgia inovadora para coluna de crianças é feita pela 1ª vez no SUS

A nova tecnologia de alongamento da coluna é voltada para menores de dez anos com quadros de escoliose e hipercifose

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi