Saúde

Casos de acidentes com escorpiões cresceram em SP em 2022

De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, já são mais de 36 mil casos até dezembro de 2022, no ano passado, foram registrados pouco mais de 33 mil casos.

Os casos de acidentes com escorpiões cresceram no estado de São Paulo este ano. De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, já são mais de 36 mil casos até dezembro de 2022, no ano passado, foram registrados pouco mais de 33 mil casos.

Esse aumento se deve principalmente à umidade causada pelas chuvas de verão, que propicia um ambiente mais favorável. Ele costuma se esconder em frestas, buracos e perto de entulhos e madeira. Dentro de casa pode às vezes ser encontrado dentro de sapatos, roupas e embaixo de tapetes, por exemplo. 

Por isso, Luciano Eloy, assessor técnico da divisão de zoonoses da Secretaria da Saúde explicou o que as pessoas devem fazer para evitar a proliferação deles.

Luciano Eloy alertou que crianças fazem parte do grupo de risco em caso de picada do escorpião, por isso elas devem ser levadas para as unidades de referência o mais rápido possível após serem atingidas.

A lista de unidades de saúde do estado que possuem o soro para animais peçonhentos, incluindo escorpiões pode ser encontrada no site do centro de vigilância epidemiológica da secretaria estadual de saúde.

Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Paula de Castro/ Renata Batista - 30/12/2022 15:20:21. Última edição: 30/12/2022 15:20:21

Tags: Escorpião São Paulo

Leia também:

Frigoríficos terão que se adequar às regras para carne de hambúrguer

As novidades envolvem, por exemplo, a embalagem do produto, que deverá conter a especificação do corte de carne. Se for mais de um tipo, o rótulo deverá indicar os percentuais de cada um.

Covid-19: GT Saúde avalia se volta emergência sanitária em 2023

Covid-19: GT Saúde avalia se volta emergência sanitária em 2023

O próximo Ministério da Saúde vai avaliar uma revisão da emergência sanitária em relação à pandemia devido ao aumento dos casos da Covid-19 no Brasil. Segundo a futura ministra, Nísia Trindade, será feita uma avaliação sobre a situação atual da China, que enfrenta nova onda da doença, para definir as políticas aqui no Brasil. O fim do estado de emergência sanitária no país foi decretado em abril deste ano.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi