De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, já são mais de 36 mil casos até dezembro de 2022, no ano passado, foram registrados pouco mais de 33 mil casos.
Os casos de acidentes com escorpiões cresceram no estado de São Paulo este ano. De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, já são mais de 36 mil casos até dezembro de 2022, no ano passado, foram registrados pouco mais de 33 mil casos.
Esse aumento se deve principalmente à umidade causada pelas chuvas de verão, que propicia um ambiente mais favorável. Ele costuma se esconder em frestas, buracos e perto de entulhos e madeira. Dentro de casa pode às vezes ser encontrado dentro de sapatos, roupas e embaixo de tapetes, por exemplo.
Por isso, Luciano Eloy, assessor técnico da divisão de zoonoses da Secretaria da Saúde explicou o que as pessoas devem fazer para evitar a proliferação deles.
Luciano Eloy alertou que crianças fazem parte do grupo de risco em caso de picada do escorpião, por isso elas devem ser levadas para as unidades de referência o mais rápido possível após serem atingidas.
A lista de unidades de saúde do estado que possuem o soro para animais peçonhentos, incluindo escorpiões pode ser encontrada no site do centro de vigilância epidemiológica da secretaria estadual de saúde.
Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Paula de Castro/ Renata Batista - 30/12/2022 15:20:21. Última edição: 30/12/2022 15:20:21