Saúde

Casos de sarna são identificados em jovens da Fundação Casa em SP

Associação denuncia que jovens passam por avaliação superficial

A Fundação Casa informou que foram identificados 12 casos de sarna entre os jovens internos de seis unidades da instituição no estado de São Paulo, nos últimos dois meses.

Casos de sarna são identificados em jovens da Fundação Casa em SP
© Rovena Rosa/ Agência Brasil

Segundo a instituição, os jovens diagnosticados receberam o tratamento e passam bem. Foram adotadas também medidas sanitárias para evitar novos casos da doença.

“A fundação também determinou a revisão de todos os procedimentos de higiene e saúde nos seis centros onde os casos foram registrados e instaurou uma apuração preliminar para esclarecer todos os fatos relacionados a essas ocorrências”, informou, em nota.

Em relação à higienização das roupas dos adolescentes, a fundação informou que segue rigoroso processo de higienização, recomendado pelo Manual de Processamento de Roupas de Lavanderia da Vigilância Sanitária, com oito estágios para a limpeza: umectação, pré-lavagem, lavagem, aplicação de alvejante, neutralização, enxágue e secagem.

O presidente da Associação dos Servidores da Fundação Casa do Estado de São Paulo (Afcesp) apontou a necessidade de avaliação médica dos jovens assim que chegam em alguma unidade da instituição. Segundo ele, a avaliação de saúde inicial é feita superficialmente, apenas com perguntas e respostas.

“O jovem internado quando chega não tem uma receptiva de um médico. O que a gente está pedindo que se vincule [a chegada com exame médico]e que se mude”, disse.

Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil - São Paulo / Edição: Fernando Fraga - 14/07/2023 14:55:37. Última edição: 14/07/2023 14:55:37

Tags: Fundação Casa Sarna Jovens

Leia também:

Rio de Janeiro inaugura maior centro de inteligência em saúde do país

Rio de Janeiro inaugura maior centro de inteligência em saúde do país

Informações acompanhadas em tempo real permitirão a identificação mais rápida de surtos e epidemias. As análises dos dados poderão diminuir os efeitos da subnotificação de doenças.

Lula sanciona lei do Mais Médicos

Regiões de maior vulnerabilidade serão o foco do Mais Médicos e a prioridade, a formação de profissionais com mestrado e especialização. Haverá benefícios para os que atuarem em locais de difícil provimento.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi