Saúde

Casos de síndrome respiratória aguda grave aumentam em Pernambuco

Pelo menos 49 crianças aguardam leito de UTI

Pelo menos 49 crianças aguardam um leito de unidade de terapia intensiva (UTI) na rede pública do estado de Pernambuco em razão da síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Há ainda dez recém-nascidos na fila por um leito na UTI neonatal por causa da doença.

A governadora Raquel Lyra decretou situação de emergência em saúde pública pelo período de 90 dias em razão das elevadas taxas de ocupação de leitos de UTI pediátrica e neonatal provocadas pelo aumento de casos de SRAG no estado.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que o cenário se dá por conta da sazonalidade da gripe pediátrica, período em que as doenças respiratórias têm causado grande impacto nos sistemas de saúde do estado.

“A abertura de novas UTIs neonatais é complexa, pois os profissionais necessitam de treinamento específico. Entretanto, a gestão esclarece que segue trabalhando para abrir novos leitos”, informou a pasta.

No comunicado, a secretaria destaca ainda a importância da vacinação contra covid-19 e influenza, infecções que podem levar a um quadro de SRAG. A campanha de vacinação contra a influenza em Pernambuco foi adiada até o próximo dia 30.

“Além disso, se possível, evitar levar a criança a locais fechados e com aglomerações, manter o cartão de vacinação atualizado, evitar a circulação das crianças em escolas e creches quando apresentarem sintomas de gripe e manter os hábitos de higiene, como lavar as mãos.”

Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Maria Claudia - 22/06/2023 15:40:24. Última edição: 22/06/2023 15:40:24

Tags: SRAG Pernambuco UTI Crianças

Leia também:

Pernambuco tem superlotação em UTIs neonatal e pediátrica

Tudo por causa do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Cinquenta e quatro bebês e crianças com sintomas gripais aguardam leitos na rede pública de hospitais do estado. Em relação aos recém-nascidos, 25 estão na fila por uma UTI.

Nova vacina contra a dengue chega ao Brasil na próxima semana

Nova vacina contra a dengue chega ao Brasil na próxima semana

Associação de Clínicas de Vacinas informou que o preço do imunizante, disponível inicialmente apenas em laboratórios particulares, deve variar entre R$ 350 e R$ 500, dependendo do estado.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi