Saúde

Ceratite é uma das maiores causas infecciosas para a perda da visão

O usuário de lentes de contato também deve ficar atento aos sintomas iniciais da doença como dor nos olhos, vermelhidão, fotossensibilidade e visão borrada.

Os cuidados com as lentes de contato devem ser redobrados durante o verão. Isso porque este período mais quente e úmido se torna o ambiente perfeito para a proliferação de microrganismos que podem causar inflamações como a ceratite.

Quem explica o que é essa doença é o oftalmologista Leôncio Queiroz: “É uma inflamação, infecção da córnea. A córnea é esse tecido transparente que nos faz enxergar, é cristalino, e a ceratite dependendo do patógeno, do que esteja causando ela pode ser muito séria.”

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a ceratite é uma das maiores causas infecciosas para a perda de visão no mundo. O oftalmologista Leôncio Queiroz chama atenção para o cuidado com outra doença muito comum: a conjuntivite, que causa inflamação na conjuntiva, uma membrana do olho, se a conjuntivite não tiver o tratamento certo, pode virar uma ceratite: “O que acontece com o usuário de lente de contato é que muitas vezes tem uma contaminação, uma conjuntivite e ele continua a usar lente contamina e aquilo pode até causar uma ceratite.”

As recomendações do médico para prevenir a doença é respeitar o prazo de validade das lentes e realizar a higiene com a solução adequada.

O usuário de lentes de contato também deve ficar atento aos sintomas iniciais da doença como dor nos olhos, vermelhidão, fotossensibilidade e visão borrada. O tratamento precoce é fundamental para a cura.

*Com supervisão de Raquel Mariano

Agência Brasil / Por Eduardo Cupertino* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde - 07/01/2023 08:55:09. Última edição: 07/01/2023 08:55:09

Tags: Ceratite Doença Dos Olhos

Leia também:

Conheça mais sobre os cuidados paliativos na saúde

Recuperar o tempo de vida, aquele tempo que ainda se pode viver até o fim. Este é um dos princípios do tratamento paliativo que vem ganhando espaço na rotina de doenças graves.

Covid-19: Brasil registra 26,4 mil casos e 210 mortes em 24 horas

Covid-19: Brasil registra 26,4 mil casos e 210 mortes em 24 horas

Desde o início da pandemia, país acumula 36,4 milhões de casos confirmados de covid-19 e 694,7 mil mortes pela doença. Número de pessoas recuperados soma 35,2 milhões.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi