Saúde

Chikungunya apresenta aumento de casos em comparação a 2019

Até o momento foram confirmadas 93 mortes de chikungunya no Brasil, sendo que o Ceará concentra mais de 40% delas. Os dados são do último Boletim Epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde nesta semana.

Das três principais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a chikungunya é a única que apresenta aumento de casos este ano em comparação com 2019, ano do último levantamento antes da pandemia. Até o momento foram confirmadas 93 mortes de chikungunya no Brasil, sendo que o Ceará concentra mais de 40% delas. Os dados são do último Boletim Epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde nesta semana.

O município que apresenta mais registros de casos prováveis de chikungunya é Fortaleza, capital do Ceará, com 760 casos a cada 100 mil habitantes. Esse número é quase dez vezes maior que a média nacional. Entre janeiro deste ano e o dia 17 de dezembro, houve um aumento de um terço dos casos da doença em comparação com 2019. O ano é usado como referência por causa do isolamento social durante a pandemia, que contribuiu para a diminuição generalizada de casos.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Fortaleza, 400 mil imóveis devem ser inspecionados para o combate de focos do mosquito até fevereiro do ano que vem, antes do período chuvoso mais intenso na região. Segundo o Ministério da Saúde, a chikungunya causa febre nas duas primeiras semanas, no entanto, em mais da metade dos casos, também provoca dor crônica nas articulações, o que pode persistir durante anos.

Por outro lado, as outras arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti diminuíram em 2022, em comparação com o período pré-pandemia. Até agora, os casos de dengue e zika caíram cerca de 8% em relação a 2019. Mas os estados de Goiás e do Rio Grande do Norte ainda concentram a maior quantidade de casos prováveis, respectivamente, de dengue e zika.

Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Paula Castro/ Renata Batista - 27/12/2022 11:50:20. Última edição: 27/12/2022 11:50:20

Tags: Chikungunya Dengue Zica

Leia também:

Rede de Bancos de Leite Humano reforça importância da doação materna

A Rede Brasileira de Banco de Leite Humano é a maior do mundo e referência para a OMS. Todo o leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a controle de qualidade antes de alimentar uma criança.

No Brasil, uma a cada cinco pessoas tem obesidade ou está em sobrepeso

No entanto, uma pessoa obesa não se resume a um corpo gordo. Já existem especialistas que têm a consciência de que a saúde não pode ser medida unicamente pelo peso.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi