Cidade do Rio deve testar vacina contra a dengue até o fim do ano
A expectativa é vacinar cerca de 40 mil pessoas para verificar o comportamento do imunizante em relação à dengue tipo 1, que circula neste momento no Brasil.
A ideia é evitar deslocamentos desnecessários de pacientes
O estoque de medicamentos das farmácias do SUS será disponibilizado para consultas, pela Internet, por qualquer pessoa.
Nesta quinta-feira, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou lei que obriga a divulgação dos estoques de medicamentos ofertados pela rede pública de saúde, com atualizações quinzenais das informações. A medida acrescenta dispositivo à Lei Orgânica da Saúde, de 1990, que trata da promoção e funcionamento dos serviços do setor.
O objetivo da nova norma é evitar o desperdício de medicamentos que possam passar do prazo de validade e, também, o desabastecimento. A maior transparência sobre a gestão dos bens públicos pode ainda evitar desvios e fraudes.
Com a mudança, os usuários do SUS poderão verificar os medicamentos e as quantidades disponíveis em cada unidade, evitando deslocamentos desnecessários.
A norma passa a valer em 180 dias, período definido para adequação dos sistemas de informação das farmácias públicas.
Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Beatriz Albuquerque - 24/08/2023 20:15:07. Última edição: 24/08/2023 20:15:07
Tags: Farmácia SUS
A expectativa é vacinar cerca de 40 mil pessoas para verificar o comportamento do imunizante em relação à dengue tipo 1, que circula neste momento no Brasil.
Um dos objetivos do programa é reduzir o número de faltas ao trabalho e melhorar o desempenho dos profissionais de educação. Adoção da política é obrigatória para o sistema público de ensino e optativa para instituições privadas.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.