Saúde

Cidade de São Paulo prorroga campanha de vacinação contra poliomielite

Crianças e adolescentes poderão ser imunizados até 30 de outubro

A campanha de vacinação contra a poliomielite será prorrogada até 30 de outubro na cidade de São Paulo. Também foi prorrogada até esta data a campanha de multivacinação para crianças e adolescentes com idade até 15 anos.

Cidade de São Paulo prorroga campanha de vacinação contra poliomielite
© ARQUIVO/Tomaz Silva/ Agência Brasil/

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é atualizar a situação vacinal das crianças e aumentar a cobertura para a poliomielite e doenças imunopreveníveis, como as meningocócicas C e ACWY, HPV, BCG, hepatites A e B, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, difteria/tétano e influenza (vírus causador da gripe).

Desde que o início das campanhas, no dia 8 de agosto, foram aplicadas na capital paulista 1.165.679 doses de vacinas – 310.771 contra a poliomielite e 854.908 de outros 15 imunizantes. O objetivo é ampliar as coberturas, que continuam abaixo do necessário.

Com isso, os pais, ou responsáveis, poderão levar os filhos para se imunizar contra a poliomielite, que protege contra a paralisia infantil. No caso da poliomielite, a cobertura básica está em 79,78%. A meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), no entanto, é de 95%.

Atingir a meta é importante para evitar que o Brasil volte a enfrentar a volta da doença, que havia sido erradicada no país nos anos 90.

Segundo a secretaria, a campanha tem o objetivo de imunizar com a vacina oral contra a poliomielite (VOP), crianças de 1 a 4 anos e 11 meses que tenham o esquema prioritário completo da vacina inativada contra a poliomielite (VIP). Na vacinação de rotina do calendário, a VIP deve ser aplicada aos 2, 4 e 6 meses de idade, e a VOP aos 15 meses e aos quatro anos.

Os paulistanos podem consultar a unidade de saúde mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.

Por Agência Brasil - São Paulo / Edição: Nádia Franco - 01/10/2022 18:56:20. Última edição: 01/10/2022 18:56:20

Tags: São Paulo Vacinação Poliomielite Paralisia Infantil Campanha Prorrogada

Leia também:

No Rio de Janeiro, casos de meningite em 2022 já superam 2021

No Rio de Janeiro, casos de meningite em 2022 já superam 2021

No ano passado, foram registrados 30 casos de doença meningocócica, sendo que oito pacientes foram a óbito. Em 2022, até agosto, há 28 notificações da doença e sete óbitos

Pfizer apresenta pedido de vacina mais forte contra variante Ômicron

Pfizer apresenta pedido de vacina mais forte contra variante Ômicron

Segundo a empresa, a nova vacina contém uma mistura de cepas do vírus SarsCov-2 e promete maior proteção frente à Ômicron, variante de preocupação no país.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi