Saúde

Cirurgia inovadora para coluna de crianças é feita pela 1ª vez no SUS

A nova tecnologia de alongamento da coluna é voltada para menores de dez anos com quadros de escoliose e hipercifose

Uma nova técnica que corrige quadros graves de deformidades na coluna vertebral de crianças foi realizada pela primeira vez no Sistema Único de Saúde. A cirurgia foi realizada no INTO, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro.

A nova tecnologia de alongamento da coluna é voltada para menores de dez anos com quadros de escoliose e hipercifose.

A técnica foi criada pelo médico ortopedista francês Lotfi  Miladi, do Hospital Necker, vinculado à Universidade de Paris. O especialista participou do procedimento, junto com o chefe do Centro de Doenças da Coluna do Instituto, Ricardo Meirelles, e do ortopedista, Alderico Girão.

Ricardo Meirelles destaca que um dos principais benefícios do novo procedimento é que ele dispensa a realização de novas cirurgias.

A nova técnica também diminui o tempo de internação dos pacientes, reduz em cerca de seis horas o tempo da cirurgia, e oferece menor risco de complicações.

O procedimento foi realizado na menina Sofia, de 08 anos, que tinha uma deformação na coluna em consequência de um quadro de hidrocefalia. A mãe, Regina Célia de Matos, contou que a recuperação da filha tem sido muito boa.

A nova tecnologia foi utilizada no Brasil somente pela Associação de Assistência à Criança Deficiente, em São Paulo. No Rio de Janeiro,  é a primeira vez que o procedimento foi executado.

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Sheily Noleto (Ràdio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web) - 19/09/2022 14:09:37. Última edição: 19/09/2022 14:09:37

Tags: Saúde Coluna Crianças

Leia também:

Plataforma UniverSUS Brasil abre curso gratuito de espirometria

Também conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Exame do Sopro, a espirometria é um exame utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões.

Covid: vacina para crianças de até quatro anos é aprovada pela Anvisa

Covid: vacina para crianças de até quatro anos é aprovada pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou a vacina da Pfizer para esse público em um processo que teve início no dia primeiro.de agosto.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi