Novo presidente da Fiocruz quer investimentos e reposição de pessoal
Entre as prioridades da fundação, estão ampliar as articulações com institutos de pesquisa e colaborar com o desenvolvimento da saúde pública de países da América Latina e África.
São Paulo foi o local escolhido para sediar a 1ª Conferência Livre Nacional de Saúde com a População em Situação de Rua. O evento quer integrar esse público às ações das políticas públicas de saúde do SUS.
São Paulo foi o local escolhido para sediar a 1ª Conferência Livre Nacional de Saúde com a População em Situação de Rua. O evento quer integrar esse público às ações das políticas públicas de saúde do SUS. A conferência foi nesta sexta-feira (12), em formato presencial e também on-line, e aberta para a participação da sociedade.
Além de representantes de pessoas que vivem ou viveram em situação de rua, participaram psicólogos, gestores e prestadores de serviços de saúde pública que trabalham com esse público. Entre as organizações presentes no evento estão o Movimento Nacional de População de Rua, Rede Nacional de Consultórios de Rua, e a Sociologia nas Ruas, entre outros.
Segundo o coordenador do Movimento Nacional de População de Rua, Vanilson Torres, o encontro foi possível pela articulação com a OPAS, a Organização Panamericana de Saúde, e a OMS, Organização Mundial de Saúde. Ele comentou da dificuldade do atendimento à saúde chegar às pessoas sem teto no país.
O representante do Movimento de Rua do Rio Grande do Sul, Nilton Varela, relata que, desde o início da pandemia de covid-19, aumentou em 85% o número de pessoas que moram nas ruas no país. Ele falou sobre a urgência do evento para os cidadãos sem endereço fixo.
A Primeira Conferência Livre Nacional de Saúde com a População em Situação de Rua é evento preparatório para a Conferência Nacional de Saúde, que neste ano terá a décima-sétima edição, e quer ampliar a atuação do Sistema Único de Saúde para esse público.
Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Paula Castro/ Renata Batista - 12/05/2023 15:25:24. Última edição: 12/05/2023 15:25:24
Tags: População Em Situação De Rua
Entre as prioridades da fundação, estão ampliar as articulações com institutos de pesquisa e colaborar com o desenvolvimento da saúde pública de países da América Latina e África.
Pessoas com trajetória em situação de rua, movimentos populares e profissionais que atuam no atendimento a essa população participam do evento de forma presencial e remota.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.