Saúde

Conferência debate políticas públicas de saúde para população de rua

São Paulo foi o local escolhido para sediar a 1ª Conferência Livre Nacional de Saúde com a População em Situação de Rua. O evento quer integrar esse público às ações das políticas públicas de saúde do SUS.

São Paulo foi o local escolhido para sediar a 1ª Conferência Livre Nacional de Saúde com a População em Situação de Rua. O evento quer integrar esse público às ações das políticas públicas de saúde do SUS. A conferência foi nesta sexta-feira (12), em formato presencial e também on-line, e aberta para a participação da sociedade.

Além de representantes de pessoas que vivem ou viveram em situação de rua, participaram psicólogos, gestores e prestadores de serviços de saúde pública que trabalham com esse público. Entre as organizações presentes no evento estão o Movimento Nacional de População de Rua, Rede Nacional de Consultórios de Rua, e a Sociologia nas Ruas, entre outros.

Segundo o coordenador do Movimento Nacional de População de Rua, Vanilson Torres, o encontro foi possível pela articulação com a OPAS, a Organização Panamericana de Saúde, e a OMS, Organização Mundial de Saúde. Ele comentou da dificuldade do atendimento à saúde chegar às pessoas sem teto no país.

O representante do Movimento de Rua do Rio Grande do Sul, Nilton Varela, relata que, desde o início da pandemia de covid-19, aumentou em 85% o número de pessoas que moram nas ruas no país. Ele falou sobre a urgência do evento para os cidadãos sem endereço fixo.

A Primeira Conferência Livre Nacional de Saúde com a População em Situação de Rua é evento preparatório para a Conferência Nacional de Saúde, que neste ano terá a décima-sétima edição, e quer ampliar a atuação do Sistema Único de Saúde para esse público.

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Paula Castro/ Renata Batista - 12/05/2023 15:25:24. Última edição: 12/05/2023 15:25:24

Tags: População Em Situação De Rua

Leia também:

Novo presidente da Fiocruz quer investimentos e reposição de pessoal

Novo presidente da Fiocruz quer investimentos e reposição de pessoal

Entre as prioridades da fundação, estão ampliar as articulações com institutos de pesquisa e colaborar com o desenvolvimento da saúde pública de países da América Latina e África.

Encontro debate políticas de saúde para população em situação de rua

Encontro debate políticas de saúde para população em situação de rua

Pessoas com trajetória em situação de rua, movimentos populares e profissionais que atuam no atendimento a essa população participam do evento de forma presencial e remota.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi