Saúde

Conselho Federal de Psicologia critica prática de constelação familiar

Entidade aponta divergências éticas e de conduta profissional no uso da técnica de constelação familiar; e considera que não é compatível com legislações da área e o código de ética da profissão.

O Conselho Federal de Psicologia aponta divergências éticas e de conduta profissional no uso da técnica de constelação familiar; e considera que não é compatível com legislações da área e o código de ética da profissão. 

A constelação familiar é um tipo de terapia que busca identificar bloqueios emocionais de gerações ou membros da família. A técnica pode ser aplicada em grupo ou individualmente; e não exige formação em Psicologia. 

O presidente do Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo Bicalho, afirma que o uso da constelação pode fazer surgir conflitos de ordem emocional e psicológica.

A consteladora e professora da Escola Hellinger no Brasil, Marilise Einsfeldt, acredita nos resultados da constelação familiar. Segundo ela, que trabalha há 15 anos com a técnica, a posição do Conselho Federal de Psicologia demonstra desconhecimento.

O Conselho disse que vai conversar sobre o tema com o Conselho Nacional de Justiça e levar a questão também ao Ministério da Saúde, pois a Constelação Familiar está entre as práticas da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi - 06/03/2023 14:50:13. Última edição: 06/03/2023 14:50:13

Tags: Constelação Familiar Conselho Federal Psicologia Fraude

Leia também:

Vacina bivalente contra a covid faz idosos procurarem postos de saúde

Infectologista explica que é preciso ter um intervalo mínimo de 4 meses entre a última dose de reforço e a nova dose bivalente.

Unidades básicas de São Paulo intensificam ações de saúde da mulher

Unidades básicas de São Paulo intensificam ações de saúde da mulher

No sábado (11), haverá um Dia D com abertura de unidades básicas de saúde da capital e oferta de exames, consultas e palestras para mulheres, cisgêneros e transexuais.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi