Covid-19: 13,5 milhões de pessoas já foram imunizadas com a bivalente
Vacina da Pfizer que protege conta variantes do novo coronavírus pode ser aplicada em adultos com mais de 18 anos, que já receberam ao menos duas doses.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a implementação de políticas públicas e a redução de sódio poderiam salvar cerca de sete milhões de vidas em todo o mundo até 2030, mas apenas 3% da população tem acesso a esse tipo de medida.
Leandro Camargos é dentista, tem 46 anos e mora em Brasília. Faz 20 anos que ele tem pressão alta, a chamada hipertensão.
Leandro sabe que ingerir muito sal piora o quadro dele. Mesmo assim tem dificuldade para reduzir o consumo.
O médico urologista especialista em rins, Danilo Galante, explica que as pessoas geralmente sabem que a pressão alta aumenta o risco, por exemplo, de infarto ou de derrames, os chamados AVCs, mas existem outras consequências não tão faladas como impotência sexual e insuficiência renal.
O especialista ainda chama atenção pra outras consequências do consumo excessivo de sal, como a formação de pedras nos rins.
De acordo com Danilo Galante, outras doenças do coração são decorrentes do consumo exagerado de sal. Por isso, além de deixar o saleiro de lado, é preciso organizar o dia para evitar o consumo exagerado de alimentos habitualmente salgados.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em nível social, a implementação de políticas públicas e redução de sódio poderia salvar cerca de sete milhões de vidas em todo o mundo até 2030, mas apenas 3% da população do planeta tem acesso a esse tipo de medida. E o Brasil faz parte dessa lista com outros oito países, como Chile, México, Espanha e Uruguai.
Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 07/05/2023 14:40:11. Última edição: 07/05/2023 14:40:11
Tags: Sal Consumo Sódio Hipertensão Coração Rins
Vacina da Pfizer que protege conta variantes do novo coronavírus pode ser aplicada em adultos com mais de 18 anos, que já receberam ao menos duas doses.
Ações do Avança Saúde incluem busca ativa de pacientes com sintomas respiratórios e de diabetes, doença falciforme e saúde da mulher e risco cardiovascular, entre outras.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.