Saúde

Covid-19: GT Saúde avalia se volta emergência sanitária em 2023

Para futura ministra, situação atual da China influenciará na decisão

O próximo Ministério da Saúde vai avaliar uma revisão da emergência sanitária em relação à pandemia devido ao aumento dos casos da Covid-19 no Brasil.

Covid-19: GT Saúde avalia se volta emergência sanitária em 2023
© Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

Segundo a futura ministra, Nísia Trindade, será feita uma avaliação sobre a situação atual da China, que enfrenta nova onda da doença, para definir as políticas aqui no Brasil.

O fim do estado de emergência sanitária no país foi decretado em abril deste ano. A fala da futura ministra da Saúde do Brasil ocorreu, nesta quinta-feira, após receber o documento do Grupo Técnico da Saúde do Governo de Transição que faz o diagnóstico do setor e propõe ações prioritárias para os primeiros dias da nova gestão.

Um dos integrantes do GT da Saúde, o ex-ministro Arthur Chioro, destacou que o relatório priorizou 10 pontos críticos. Entre as prioridades definidas pelo GT, estão ainda o aumento da cobertura vacinal, a redução das filas de cirurgias do SUS, fortalecimento da Farmácia Popular e a revogação de atos do atual governo, em especial relativos à saúde da mulher e das crianças.   A futura ministra, Nísia Trindade, reforçou ainda a necessidade de retomar o antigo programa Mais Médicos.

Nísia Trindade ainda divulgou a intenção de criar uma Secretaria de Saúde Digital para trabalhar com a análise de dados sobre a saúde brasileira.

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon, repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Rodrigues - 30/12/2022 10:00:12. Última edição: 30/12/2022 10:00:12

Tags: Covid-19

Leia também:

Cobertura vacinal e redução de filas na saúde são desafios do governo

Cobertura vacinal e redução de filas na saúde são desafios do governo

Para equipe de transição, houve, nos últimos anos, um quadro de piora generalizada de indicadores, com o risco de reintrodução de doenças como a poliomielite e o retorno de internações por desnutrição infantil provocadas pela fome.

Covid-19: Brasil registra 37,6 mil novos casos em 24 horas

Covid-19: Brasil registra 37,6 mil novos casos em 24 horas

Desde o início da pandemia, o país acumula 36,3 milhões de casos confirmados da covid-19 e 693,7 mil mortes registradas. O número de pacientes recuperados soma 34,9 milhões.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi