Balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do estado aponta que, mesmo com o aumento nas taxas de testes positivos da doença, a rede assistencial não está sobrecarregada de atendimentos a pacientes.
Novo Boletim sobre o avanço da Covid-19 aponta tendência de alta no Rio de Janeiro. Divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, o balanço atualizado aponta que, mesmo com o aumento nas taxas de testes positivos da doença, a rede assistencial não está sobrecarregada de atendimentos a pacientes.
De acordo com o Boletim de Monitoramento de Dados Precoces da Covid, a procura de adultos às UPAs estaduais mostra estabilidade, sendo que no caso das crianças houve redução na última semana. A análise leva em consideração as semanas epidemiológicas de 03 a 09 de setembro e de 10 a 16 de setembro.
A taxa de positividade nos exames RT-PCR e Antígeno manteve tendência de aumento, passando de 18 e 36% para 20 e 39%, respectivamente. Mesmo com a alta, o Coordenador do InfoGripe, o pesquisador Marcelo Gomes, avalia que o cenário epidêmico está sob controle mesmo em locais mais afetados.
Em relação à subvariante Éris, até esta segunda-feira, a Secretaria confirmou seis casos, todos na cidade do Rio de Janeiro. Para o pesquisador Marcelo Gomes, a causa desse aumento nos casos não se deve exclusivamente ao surgimento dessa nova forma viral.
O primeiro registro desta nova subvariante da Ômicron EG.5 foi anunciado pelo laboratório de sequenciamento genético da Fiocruz no dia 30 de agosto. O paciente, do sexo masculino, de 46 anos, apresentou sintomas leves, manteve isolamento domiciliar e se recuperou. Ele não tinha histórico de viagem, o que indicou a existência de transmissão local dessa linhagem.
Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro - 19/09/2023 20:20:06. Última edição: 19/09/2023 20:20:06