Saúde

Covid-19: pandemia completa três anos com 699 mil mortes no Brasil

O País registrou também pouco mais de 38 milhões de infectados.

No dia 11 de junho de 2020, às 3h da tarde, Livia recebeu a ligação que mudou a sua vida para sempre. Seu marido, com apenas 30 anos, havia falecido em decorrência de complicações da covid-19.

O comerciante Erinaldo não pôde ficar muito tempo em casa em isolamento porque trabalhava em um supermercado na grande São Paulo. Poucos dias depois de retornar às atividades, ele pegou o vírus e não resistiu.

Erinaldo deixou para trás os planos da viagem para visitar a família no Nordeste. O projeto de trocar de carro. E a sua grande paixão que era o filho de menos de 2 anos: João Pedro.

Livia conta que o menino sofreu com a falta do pai e que eles demoraram muito tempo para conseguir retomar a vida.

Erinaldo faz parte dos 699 mil brasileiros que perderam a vida desde março de 2020. E neste dia 11 quando se completam 3 anos do início da pandemia no Brasil,  tudo parece começar a voltar ao normal. A máscara já não é mais item frequente nas ruas. Festas e shows  retornam  aos calendários das cidades. Mas essa sensação de segurança das pessoas se deve a um conjunto de fatores, mas especialmente à vacinação. Isso é o que avalia o infectologista Julival Ribeiro.

Dr. Julival explica que, com o aparecimento de novas variantes, é preciso estar atento aos reforços da vacina e à imunização bivalente, que protege contra as variações da covid. Mas ele destaca que pessoas consideradas do grupo de risco, como idosos, pacientes com problemas de imunidade ou com doenças graves devem continuar tomando alguns cuidados.

O Brasil registrou quase 700 mil mortes desde o início da pandemia e pouco mais de 38 milhões de infectados. De acordo com dados do Ministério da Saúde, quase 88% dos brasileiros recebeu pelo menos 1 dose de vacina contra covid e cerca de 82% está totalmente imunizado contra o vírus.

 

Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso - 11/03/2023 00:10:22. Última edição: 11/03/2023 00:10:22

Tags: Covid-19 Pandemia Mortes Infectados

Leia também:

Ministério da Saúde vai antecipar vacinação contra influenza no Norte

Ministério da Saúde vai antecipar vacinação contra influenza no Norte

Normalmente, a vacinação começa em abril em todo o país. Mas a antecipação da vacinação na Região Norte é porque o vírus de influenza ataca de forma antecipada.

Empresários pedem apoio do governo federal para indústria da saúde

Segundo o vice-presidente da Fiesp, Ruy Baumer, atualmente, quase 90% do que o setor de saúde utiliza no Brasil é importado, o que impacta na geração de empregos.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi