Saúde

Covid-19: quase 69 milhões estão com a dose de reforço atrasada

Dados mostram que 30 milhões não receberam segunda dose de reforço

Cerca de 69 milhões de brasileiros ainda não receberam a dose de reforço da vacina contra a covid-19. A Rede Nacional de Dados em Saúde mostra ainda que mais de 30 milhões de pessoas não receberam a segunda dose do reforço, enquanto 19 milhões de pessoas não buscaram sequer a segunda dose do esquema vacinal primário.

Covid-19: quase 69 milhões estão com a dose de reforço atrasada
© Rovena Rosa/ Agência Brasil

Esta semana, a recém-empossada ministra da Saúde, Nísia Trindade, lembrou que a pandemia não acabou e reforçou a importância de se completar o esquema vacinal contra a doença.

“A pandemia mostrou a nossa vulnerabilidade. O rei está nu. Precisamos afirmar, sem nenhuma tergiversação, e superar essa condição”, disse, ao destacar que o país responde por 11% das mortes por covid-19 no mundo, apesar de representar 2,7% da população global.

Segundo a pasta, estudos científicos revelam que a proteção vacinal desenvolvida contra a covid-19 é mais alta nos primeiros meses, mas pode apresentar redução. Com a dose de reforço, a proteção contra o vírus volta a ficar elevada. Por isso, a proteção adicional é considerada indispensável.

“Neste cenário, o Ministério da Saúde ressalta que é fundamental buscar uma unidade de saúde mais próxima para atualizar a caderneta de vacinação contra a covid-19 e outras doenças.”

Cobertura vacinal

Até o momento, 163 milhões de pessoas tomaram a segunda dose ou a dose única da vacina contra a covid-19, o que representa 79% da população. Quanto à primeira dose de reforço, 102,5 milhões foram aplicadas. Já a segunda dose de reforço - ou dose adicional - soma 45,2 milhões de aplicações.

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Denise Griesinger - 04/01/2023 08:55:19. Última edição: 04/01/2023 08:55:19

Tags: Covid-19 Coronavírus Pandemia Vacinação PNI Ministério Da Saúde Nísia Trindade

Leia também:

Casos de varíola dos macacos passam de 1.300 no Rio

Em novembro, a Organização Mundial de Saúde recomendou que seja adotado mundialmente o nome de mpox para a doença.

Anvisa aprova injeção para tratamento da obesidade

Anvisa aprova injeção para tratamento da obesidade

O princípio ativo da injeção é a semaglutida, substância que gera uma série de efeitos que auxiliam no emagrecimento. Medicamento promoveu uma redução média de 17% do peso corporal.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi