Nova gestão do Ministério da Saúde diz que não há estoque de vacinas
O Ministério informou, nesta sexta-feira, que está em contato com a fabricante para antecipar a chegada de novas remessas antes do final deste mês de janeiro.
Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro anunciou que vai retomar a vacinação para este público na semana que vem, a partir de segunda-feira, devido à entrega de novas doses pelo Ministério da Saúde.
Depois do anúncio de suspensão das doses contra covid-19 para maiores de 12 anos de idade feito nesta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro anunciou que vai retomar a vacinação para este público na semana que vem, a partir de segunda-feira, devido à entrega de novas doses pelo Ministério da Saúde, como explica o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz.
“A ministra da Saúde, nesta quinta-feira, determinou o envio de 300 mil doses de vacina pro estado do Rio de Janeiro e hoje, sexta-feira, a cidade do Rio de Janeiro está recebendo 113 mil doses, para que no final do dia a gente possa realizar a distribuição em todas as 286 unidades da saúde do município do Rio de Janeiro e retomar a vacinação pra covid-19 logo na segunda-feira”.
As vacinas enviadas são da Pfizer e serão distribuídas nos postos neste fim de semana. O secretário de saúde também explica que a vacinação das crianças de 5 a 11 anos está sendo feita normalmente, mas os estoques estão baixos. Segundo ele, é necessário o envio de novas remessas para o início da aplicação da dose de reforço.
O secretário acrescenta que as pessoas que ainda não tomaram a dose de reforço contra a covid-19 devem procurar o postos, pois a diminuição do efeito da vacina ao longo do tempo pode levar a um retorno dos altos índices de internação e mortes.
“Hoje o município do Rio tem um panorama epidemiológico para covid-19 muito favorável, são menos de 20 pacientes internados com covid na cidade do Rio de Janeiro e o número de casos vem diminuindo a cada dia. Mas há uma preocupação muito grande em manter a alta cobertura vacinal. 99% dos cariocas fizeram a primeira e a segunda dose da vacina. Para manter esse panorama epidemiológico favorável é muito importante que as pessoas façam a dose de reforço”.
De acordo com o Painel Rio Covid-19, em 2022, foram 753.142 casos confirmados e 2707 óbitos pela doença. Até o momento foram aplicadas mais de 18 milhões de doses de vacinas contra covid-19 na cidade.
Agência Brasil / Por Carolina Pêssoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Cristiane Ribeiro - GT Passos - 06/01/2023 18:05:10. Última edição: 06/01/2023 18:05:10
O Ministério informou, nesta sexta-feira, que está em contato com a fabricante para antecipar a chegada de novas remessas antes do final deste mês de janeiro.
A rede de saúde da empresa Dasa notificou, nesta quinta feira, o primeiro caso da subvariante Omicron XBB no país. O caso foi identificado em um paciente de 54 anos, morador de Indaiatuba, em SP.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.