Saúde

Covid-19: só 11% das crianças de até 5 anos tomaram 2 doses da vacina

Na faixa até 2 anos, cobertura vacinal cai para 3% do público-alvo

Apenas um 1,5 milhão de crianças no Brasil entre 6 meses e 5 anos tomou ao menos duas doses da vacina contra covid-19. Esse número representa 11% das mais de 13 milhões de crianças nessa faixa etária.

Covid-19: só 11% das crianças de até 5 anos tomaram 2 doses da vacina
© Valter Campanato/ Agência Brasil

Os dados são do novo boletim do Observa Infância, Observatório de Saúde na Infância, que usou informações do Ministério da Saúde e foi divulgado nessa sexta-feira (11).

Além disso, a cobertura vacinal entre bebês de 6 meses a 2 anos foi de quase 3%. Já para as crianças entre 3 e 4 anos, essa porcentagem sobe para quase 22%.

Segundo o infectologista Werciley Júnior, apesar da diminuição na evolução dos casos de covid, ainda há ocorrência de casos graves. O médico ressalta a importância da vacinação.

O Brasil registrou, entre janeiro e julho de 2023, 80 mortes de crianças de até 4 anos. E, das 2,7 mil hospitalizações por causa da covid-19 neste ano, quase mil internações foram de crianças de 1 a 4 anos. Isso significa uma média semanal de quase 38 hospitalizações dos pequenos.

Para o infectologista Werciley Júnior, é preciso reforçar as campanhas e facilitar o acesso às vacinas nos postos de saúde.

De acordo com os pesquisadores, alguns fatores explicam a baixa vacinação, como a demora para a compra de vacinas, a divulgação de informações falsas de que as crianças não sofrem com a forma grave de covid-19 ou que há falta de segurança e eficácia da vacina.

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro/ Sumaia Villela - 12/08/2023 16:25:05. Última edição: 12/08/2023 16:25:05

Tags: Covid-19 Vacina Imunização Vacina Infantil

Leia também:

Covid-19: só 11% das crianças até 5 anos tomaram duas doses da vacina

Covid-19: só 11% das crianças até 5 anos tomaram duas doses da vacina

Na faixa de 6 meses a 2 anos, cobertura vacinal ficou em 2,9%. Segundo a Fiocruz, contribuíram para os baixos índices a demora na compra de vacinas e informações falsas sobre a eficácia do imunizante.

Salada pronta pode ter bactérias causadoras de infecções alimentares

Salada pronta pode ter bactérias causadoras de infecções alimentares

Segundo Daniele Maffei, professora da Esalq-USP, apenas os estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul possuem disposições documentadas referentes aos vegetais processados.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi