Saúde

Covid ainda predomina nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Porém, existe a manutenção de um cenário positivo para outros tipos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves no país segundo Boletim da Fiocruz.

Os casos de Covid-19 ainda predominam entre as ocorrências da Síndrome Respiratória Aguda Grave em pessoas com mais de cinco anos de idade, especialmente entre os adultos.

Porém, existe a manutenção de um cenário positivo para outros tipos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves no país. Há queda na maioria das unidades da Federação quando comparado com o histórico dos últimos anos. A informação foi divulgada pelo Boletim Infogripe da Fiocruz e se refere ao período entre 22 a 28 de janeiro.

Cinco das 27 unidades federativas, no entanto, apresentam crescimento na tendência de longo prazo. São elas: Macapá (no AP), Manaus (no AM), Palmas (em TO), Rio Branco (no AC) e Vitória (no ES). Em Rio Branco, o crescimento se concentra principalmente entre crianças pequenas.

De acordo com o coordenador do Infogripe, o pesquisador Marcelo Gomes, os poucos estados com crescimento de SRAG nas últimas semanas mostram um cenário compatível com a oscilação observada em período de baixa.

Na comparação com novembro do ano passado, os casos positivos de Covid-19 subiram de 61,8% para 71,3% em janeiro. Já as ocorrências de Influenza A diminuíram de 6,2% há três meses para 0,9 % no mês passado; e a Influenza B aumentou de 0,2% para 0,7% nesse mesmo período.

Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi menor do que em novembro nos casos de Influenza A, com redução de 1,9% para 1,1%. Porém, houve aumento de 90,3% em novembro para 94,7% na incidência desses vírus nas mortes por Covid-19 em janeiro. 

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi - 03/02/2023 19:15:12. Última edição: 03/02/2023 19:15:12

Tags: Covid Infogripe Gripe Síndromes Respiratórias Agudas Graves Fiocruz

Leia também:

Maior parte do país mantém queda da Síndrome Respiratória Grave

Maior parte do país mantém queda da Síndrome Respiratória Grave

Publicação da Fiocruz, o Infogripe desta semana aponta para sinal de queda nas tendências de longo prazo e de curto prazo, com dados das últimas três semanas

Ministério da Saúde recebe 1,8 milhão de doses da CoronaVac

Ministério da Saúde recebe 1,8 milhão de doses da CoronaVac

Estas doses fazem parte do quarto contrato de compra de 10 milhões de doses feito no início de 2022. Meta é vacinar crianças da faixa etária de 3 a 5 anos, diz Butantan.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi