Saúde

Covid: Alta nos casos da nova variante preocupa especialistas

Além de ser altamente transmissível, agrava a situação a provável alta subnotificação de casos no país, uma vez que os testes de farmácias não entram nas estatísticas oficiais.

A alta no número de casos de covid-19 no Brasil causada pela nova variante BQ1 da Omicron preocupa especialistas diante das festas de fim de ano. Além de ser altamente transmissível, agrava a situação a provável alta subnotificação de casos no país, uma vez que os testes de farmácias não entram nas estatísticas oficiais.

Nesse cenário, o médico Julival Ribeiro, da Sociedade Brasileira de Infectologia, recomenda que as pessoas mais vulneráveis à doença mantenham o uso de máscaras.

 especialista cita ainda que pessoas com predisposição a desenvolver o quadro grave da doença podem usar o antiviral aprovado contra a Covid que, se tomado nos primeiros 5 dias de sintomas, ajuda a evitar o agravamento do quadro de saúde.

Outra medida fundamental é completar a vacinação, pois muita gente ainda não tomou a dose de reforço.

Ainda que a pessoa não seja do grupo de risco, o infectologista Julival Ribeiro lembra que a síndrome da covid Longa é um fator que deve preocupar.

Segundo a Fiocruz, a covid longa é um termo usado para se referir a uma série de sintomas que persistem após a pessoa ter covid-19. Podem ser tanto sintomas prolongados da infecção quanto complicações secundárias causadas pelo vírus.

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde - 19/12/2022 18:45:08. Última edição: 19/12/2022 18:45:08

Tags: Covid-19

Leia também:

Brasil registra 9.868 casos de covid-19 e 20 mortes em 24 horas

Brasil registra 9.868 casos de covid-19 e 20 mortes em 24 horas

Com as novas informações, o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus durante a pandemia já soma 35.901.978 e o número de mortes está em 691.883.

Covid-19: Brasil registra 53 mortes e 22,5 mil casos em 24h

Covid-19: Brasil registra 53 mortes e 22,5 mil casos em 24h

Os dados estão na atualização do Ministério da Saúde divulgada neste sábado (17), com exceção das informações de 14 estados, que já não informam dados nos finais de semana.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi