SRAG: queda de casos em SP e Rio desacelera curva nacional
Fiocruz chama atenção para cuidados nas celebrações de fim de ano. Informações são do novo Boletim InfoGripe, divulgado hoje.
O motivo, segundo os pesquisadores, é a interrupção do aumento de casos graves nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Depois de mais de um mês de crescimento dos casos de covid-19 no país, a Fundação Oswaldo Cruz começa a notar uma desaceleração no avanço da doença, segundo o novo boletim InfoGripe divulgado nesta sexta-feira.
O motivo, segundo os pesquisadores, é a interrupção do aumento de casos graves nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Na Paraíba, também é observado esse movimento, mas ainda restrito à região da capital João Pessoa. Apesar disso, o cenário é de atenção, com crescimento moderado na tendência de longo prazo, nas últimas seis semanas, em outros 21 estados.
O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, pede cautela dos brasileiros devido à proximidade das celebrações de final de ano, quando ocorrem reuniões familiares.
Na tendência de curto prazo, de acordo com as últimas três semanas, o coronavírus segue sendo a principal causa da Síndrome Respiratória Aguda Grave e representa 94,8% dos casos, contra 76,7% do boletim anterior.
A influenza A perdeu força, depois de concentrar quase 25% dos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave no fim de outubro, representando, atualmente, apenas 1,2%. Já o Vírus Sincicial Respiratória soma 0,5%, com destaque para a infecção de crianças de zero a quatro anos em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O novo boletim InfoGripe tem como base o período de 4 a 10 de dezembro, com os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe até o dia 12 de dezembro.
*Com a supervisão de Elifas Levi
Agência Brasil / Por Lucas Coelho* - estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Elifas Levi / Beatriz Arcoverde - 16/12/2022 17:00:14. Última edição: 16/12/2022 17:00:14
Tags: Boletim Infogripe Fiocruz
Fiocruz chama atenção para cuidados nas celebrações de fim de ano. Informações são do novo Boletim InfoGripe, divulgado hoje.
Vacina protege contra os quatro sorotipos do vírus. Acompanhamento com um grupo de 16 mil participantes por dois anos não registrou caso grave da doença.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.