"Luta da saúde é por igualdade", diz ministra, em Bienal da Une
Evento reúne 10 mil estudantes de todo o país no Rio de Janeiro.
O imunizante será fabricado pela empresa Takeda Pharma
A Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio) aprovou esta semana a segurança da vacina contra a dengue da empresa Takeda Pharma. De acordo com a Lei Geral de Biossegurança, cabe à comissão avaliar a segurança ao meio ambiente, a animais e humanos de produtos e tecnologias que contenham organismos geneticamente modificados.
A aprovação aconteceu após dois anos de discussão. Durante a análise, a CTNBio encomendou estudos que demonstraram a segurança do produto no Brasil, onde há maior prevalência do mosquito Aedes aegypti. Após a apresentação dos resultados, a comissão concluiu sobre a biossegurança e determinou que sejam monitorados os efeitos do uso da vacina no país.
De acordo com a CTNBio, as análises de eficácia e uso da vacina, agora, serão feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Valéria Aguiar - 03/02/2023 09:00:32. Última edição: 03/02/2023 09:00:32
Tags: Saúde CTNBio Vacina Dengue Takeda Pharma
Evento reúne 10 mil estudantes de todo o país no Rio de Janeiro.
Entre as práticas incorporadas ao tratamento médico convencional no Hospital da Criança, em Boa Vista, estão apoio espiritual, rituais de cura e alimentos típicos de cada etnia.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.