Dia do Alzheimer: rede de apoio é fundamental para lidar com a doença
Estima-se que o Brasil tenha 1,2 milhão de pessoas com essa doença, com 100 mil novos diagnósticos ao ano, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer.
Dia Mundial da Retina, lembrado neste sábado (24), vai abordar a dificuldade que existe em fechar um diagnóstico da doença, que gera visão embaçada, dificuldade de enxergar detalhes e com visão
Visão embaçada. Dificuldade em enxergar detalhes e problemas com a visão noturna. Esses são alguns dos sintomas da DMRI – a Degeneração Macular Relacionada à Idade, que atinge pessoas com mais de 50 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, essa doença afeta a área central da retina e é a principal causa de cegueira irreversível em idosos.
E o Dia Mundial da Retina, lembrado neste sábado (24), vai abordar a dificuldade que existe em fechar um diagnóstico da doença. Uma pesquisa da ONG Retina Brasil, com apoio da Roche Farma Brasil, mostrou que 81% dos pacientes ouvidos encontraram barreiras para chegar ao diagnóstico.
Isso porque existe pouca informação sobre a doença, o que atrasa os tratamentos. Muitos sintomas são encarados como parte do envelhecimento e não existe rastreio adequado. A médica oftalmologista Maria Antonieta Leopoldi, uma das autoras da pesquisa, afirmou a importância de se procurar um especialista assim que surgir qualquer alteração visual.
Dra Antonieta destaca que a forma mais grave do transtorno pode levar à cegueira se não tratada de maneira eficaz. Apesar de as causas da doença não serem totalmente conhecidas, ela explica que tabagismo e obesidade podem representar um aumento no risco.
De acordo com a médica, é preciso visitar o oftalmologista anualmente, a partir dos 6 meses de vida.
Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro / Guilherme Strozi - 25/09/2022 04:19:41. Última edição: 25/09/2022 04:19:41
Tags: Cegueira Visão Retina Idosos
Estima-se que o Brasil tenha 1,2 milhão de pessoas com essa doença, com 100 mil novos diagnósticos ao ano, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer.
Decisão da ANS inclui o exame no rol de procedimentos que devem ser oferecidos pelas operadoras aos beneficiários. Para conseguir fazer o teste é necessário apresentar indicação médica.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.