São Paulo registra morte por febre maculosa
A mulher relatou marcas de picada de inseto no corpo após viagem a Campinas. Febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável.
Antes da dentista Mariana Giordan apresentar os sintomas, ela e o namorado tinham visitado áreas rurais de Campinas, no interior de São Paulo, e Monte Verde, em Minas Gerais.
A secretaria de saúde do estado de São Paulo confirmou que a causa da morte da dentista Mariana Giordan, de 36 anos, foi a febre maculosa.
Antes de apresentar os sintomas, ela e o namorado tinham visitado áreas rurais de Campinas, no interior de São Paulo, e Monte Verde, em Minas Gerais.
A análise da amostra biológica do piloto Douglas Costa, de 42 anos, ainda está sendo analisada no Instituto Adolfo Lutz, de acordo com nota da Secretaria.
A febre maculosa é uma doença causada por uma bactéria Rickettsia que é transmitida pela picada de um carrapato conhecido como carrapato estrela.
A infectologista e professora da Unisa, Sandra Gomes de Barros, falou sobre os principais sintomas da doença e o que ocorre nos casos mais graves.
A febre maculosa apresenta sintomas semelhantes à dengue e à leptospirose. Julio Croda, infectologista e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, explica o que o paciente deve fazer caso seja picado por um carrapato e apresente sintomas.
O tratamento contra a febre maculosa é feito com antibióticos específicos e é administrado por 7 dias.
Caso a pessoa viaje para área onde há incidência da doença e do carrapato, o infectologista dá algumas orientações.
Na região de Campinas foram registrados 10 casos de febre maculosa este ano, com 4 mortes.
Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Nadia Faggiani / Alessandra Esteves - 13/06/2023 16:25:47. Última edição: 13/06/2023 16:25:47
Tags: Febre Maculosa Carrapato Áreas Rurais Morte
A mulher relatou marcas de picada de inseto no corpo após viagem a Campinas. Febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável.
A portaria do Ministério da Saúde está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (13) e vem regulamentar o programa que é realizado pelo Brasil desde 1989.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.