Com o objetivo de ampliar o alcance da campanha de vacinação contra a influenza, diversos municípios brasileiros promovem neste sábado, 6 de maio, uma grande mobilização, chamada de Dia D de Vacinação.
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Em alguns locais, as secretarias de Saúde também aproveitarão para incentivar a vacinação contra a covid-19, poliomielite, sarampo e rubéola, como é o caso dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia.
Na cidade do Rio de Janeiro, a vacinação contra a gripe foi ampliada para toda a população acima de seis meses de vida e mais de 500 pontos de imunização, entre clínicas da família, centros municipais de saúde e postos em locais como associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas e praças, vão funcionar das 8h às 17h.
De acordo com o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes e também adultos devem aproveitar o dia de multivacinação para atualizar as cadernetas vacinais.
Na cidade, a cobertura vacinal contra a influenza atingiu apenas 24% do grupo prioritário, que inclui idosos, gestantes, crianças com menos de 6 anos, trabalhadores da saúde e da educação.
A previsão é que a Campanha Nacional contra a gripe, iniciada em 10 de abril, se encerre no dia 31 de maio. Segundo o Ministério da Saúde, em todo o país, até o dia 26 de abril, haviam sido imunizados 10 milhões de brasileiros.
Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília Atualizado em 05/05/2023 - 23:05 / Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Albuquerque - 05/05/2023 23:35:07. Última edição: 05/05/2023 23:35:07