Saúde

Dia D de Vacinação contra Influenza ocorre neste sábado

Quem quiser pode atualizar o cartão de vacinas com outros imunizantes

Com o objetivo de ampliar o alcance da campanha de vacinação contra a influenza, diversos municípios brasileiros promovem neste sábado, 6 de maio, uma grande mobilização, chamada de Dia D de Vacinação.

Dia D de Vacinação contra Influenza ocorre neste sábado
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Em alguns locais, as secretarias de Saúde também aproveitarão para incentivar a vacinação contra a covid-19, poliomielite, sarampo e rubéola, como é o caso dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia.

Na cidade do Rio de Janeiro, a vacinação contra a gripe foi ampliada para toda a população acima de seis meses de vida e mais de 500 pontos de imunização, entre clínicas da família, centros municipais de saúde e postos em locais como associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas e praças, vão funcionar das 8h às 17h.

De acordo com o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes e também adultos devem aproveitar o dia de multivacinação para atualizar as cadernetas vacinais.

Na cidade, a cobertura vacinal contra a influenza atingiu apenas 24% do grupo prioritário, que inclui idosos, gestantes, crianças com menos de 6 anos, trabalhadores da saúde e da educação.

A previsão é que a Campanha Nacional contra a gripe, iniciada em 10 de abril, se encerre no dia 31 de maio. Segundo o Ministério da Saúde, em todo o país, até o dia 26 de abril, haviam sido imunizados 10 milhões de brasileiros.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília Atualizado em 05/05/2023 - 23:05 / Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Albuquerque - 05/05/2023 23:35:07. Última edição: 05/05/2023 23:35:07

Tags: Dia D Vacinação

Leia também:

Vacinação contra covid-19 permitiu fim da pandemia, diz especialista

Nesta sexta, a Organização Mundial da Saúde anunciou que a covid-19 não é mais uma emergência de saúde pública de importância internacional. Para entender melhor o assunto, o Repórter Nacional conversa com infectologista da Universidade Estadual de Campinas.

Capital paulista descarta dengue em 15 mortes investigadas neste ano

Capital paulista descarta dengue em 15 mortes investigadas neste ano

Infectologistas suspeitam que o número de casos de dengue e de óbitos pela doença em São Paulo podem ser maiores por causa da forma como a diretriz médica é interpretada.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi