Secretarias municipais e estaduais de Saúde terão recursos ampliados
Segundo a ministra Nísia Trindade, o valor dos recursos destinados às secretarias municipais e estaduais da Saúde estava sem atualização desde 2017. Objetivo é fortalecer o SUS.
Uma Vida, Um Fígado é o tema da campanha lançada pela organização
Com o tema Uma Vida, Um fígado, a Organização Mundial de Saúde lançou a campanha deste ano do dia Mundial da Hepatite, celebrado nesta sexta-feira (28).
"Você tem apenas uma vida e apenas um fígado e a hepatite pode acabar com os dois", alertou a entidade.
A objetivo da campanha da OMS é melhorar o enfrentamento da doença para cumprir a meta de eliminação até 2030.
A hepatite viral é uma infecção que atinge o fígado. A cada ano, a entidade contabiliza 3 milhões de novas infecções, e mais de 1 milhão de mortes em todo o mundo.
A doença é silenciosa, com sintomas que só aparecem quando a hepatite já está em fase avançada.
Por dia, a OMS contabiliza 8 mil novas infecções, mas a entidade alerta que este número é subestimado, já que há um "número enorme" de casos não diagnosticados e pessoas convivendo com a doença sem tratamento.
Entre os sintomas estão cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados.
São cinco variantes diferentes de vírus da hepatite, mas as do tipo B e C são as mais preocupantes.
Hoje, de acordo com a OMS, existem ferramentas melhores de prevenção, diagnóstico e tratamento. Porém, muitas pessoas estão infectadas e não sabem.
Esse avanço silencioso pode causar casos mais graves, como explica a presidente do Movimento Brasileiro de Hepatites Virais, Neide Barros.
"Hoje a gente tem tratamento eficaz. Então a gente tem de se preocupar em detectar as pessoas com hepatites B e C, principalmente, para que elas venham a ser tratadas e que [os casos] não venham a se agravar depois, quando não mais condições de tratamento. A falta de tratamento pode levar à cirrose, câncer e a um transplante. Muitas vezes [o paciente] não chega ao transplante devido ao quadro estar bem avançado."
De acordo com a OMS, apenas 10% das pessoas com hepatite B crônica são diagnosticadas. Desse total, 22% recebem tratamento o que equivale dizer que apenas 2% das pessoas infectadas se tratam.
Já em relação à hepatite C, somente 21% recebem diagnóstico, dessas 62% fazem tratamento.
Agência Brasil / Por Renato Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional - undefined / Edição: Denise Griesinger - 28/07/2023 14:05:29. Última edição: 28/07/2023 14:05:29
Tags: OMS Dia Mundial Da Hepatite Uma Vida Um Fígado
Segundo a ministra Nísia Trindade, o valor dos recursos destinados às secretarias municipais e estaduais da Saúde estava sem atualização desde 2017. Objetivo é fortalecer o SUS.
A hepatite viral é uma infecção que atinge o fígado. No mundo, anualmente, a doença causa mais de um milhão de mortes e a infecção de três milhões de pessoas. Silenciosa, com sintomas que só aparecem quando já está em fase avançada.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.