Saúde

Dia Mundial da Saúde é celebrado nesta sexta-feira

Para marcar a data, o presidente Lula divulgou mensagem destacando a importância do SUS. Segundo o presidente, é preciso fortalecer o SUS e levar médicos e profissionais às periferias das grandes cidades e às distantes comunidades do interior brasileiro.

O Dia Mundial da Saúde é celebrado nesta sexta-feira (7). E para marcar a data, o presidente Luís Inácio Lula da Silva divulgou mensagem destacando a importância do SUS.

Para Lula, a saúde deve estar presente em todas as políticas públicas e ocupar o centro das atenções dos governos.

Segundo o presidente, é preciso fortalecer o Sistema Único de Saúde e levar médicos e profissionais da área às periferias das grandes cidades e às distantes comunidades do interior brasileiro.

Lula destacou ainda a necessidade da realização de campanhas para superar os problemas decorrentes da pandemia da covid, como filas acumuladas de consultas, exames e cirurgias eletivas, além da queda dos índices de vacinação.

Neste 7 de abril também são comemorados os 75 anos da Organização Mundial da Saúde.

Em mensagem, o diretor da Opas, Organização Pan-Americana da Saúde, Jarbas Barbosa, afirmou que a pandemia teve um impacto considerável sobre a saúde e a vida das pessoas e sobre o desenvolvimento dos países da região das Américas.

O diretor defendeu um sistema de saúde forte, com uma atenção primária eficiente, para resolver os problemas de saúde das comunidades.

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 07/04/2023 17:00:07. Última edição: 07/04/2023 17:00:07

Tags: Dia Mundial Da Saúde SUS Médicos Profissionais

Leia também:

SUS pode ficar sem insulina de ação rápida a partir de maio

Tribunal de Contas da União (TCU) alertou para o alto risco de desabastecimento do insumo na rede pública de saúde; ministério diz que está fazendo compras emergenciais deste tipo de insulina para recompor estoque.

Conselho aprova novas diretrizes para tratamento da tuberculose no SUS

Conselho aprova novas diretrizes para tratamento da tuberculose no SUS

Dados do Ministério da Saúde mostram que doença acomete cerca de 10 milhões de pessoas e mata mais de 1 milhão anualmente em todo o mundo.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi