Saúde

Dia Mundial de Combate à Tuberculose: OMS quer ações mais ambiciosas

Este ano, o Dia Mundial tem como lema Sim! Podemos acabar com a tuberculose. A proposta é fomentar o otimismo e a liderança dos países rumo à segunda reunião de alto nível da ONU sobre tuberculose, marcada para setembro.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, propõe uma ação mais ambiciosa na luta contra a tuberculose. A doença é considerada uma das mais mortais dentre as infecciosas, causando 1,6 milhão de óbitos todos os anos.

O número de casos de morte voltou a subir após duas décadas. Três países de língua portuguesa integram a lista de alta carga da doença: Angola, Brasil e Moçambique.

Além disso, as duas nações africanas também registram altas taxas de tuberculose resistente a medicamentos, considerada a forma mais grave da infecção.

Neste Dia Mundial de Combate à Tuberculose, o diretor da OMS, Tedros Ghebreyesus, lembrou que a doença pode ser prevenida e curada, mas continua causando sofrimento e morte para milhões de pessoas.

O chefe da agência ampliou o escopo da iniciativa pioneira em tuberculose que agora contém seis indicadores. Dentre eles, proteção financeira para populações vulneráveis e o licenciamento de uma nova vacina até 2025.

O objetivo é garantir acesso universal a prevenção, cuidados e tecnologias eficazes de resposta a tuberculose.

De acordo com a OMS, os progressos feitos no combate à tuberculose estão sendo perdidos. As causas são os impactos da pandemia somados aos conflitos armados em segurança alimentar e mudança climática.

O relatório global de tuberculose de 2022 aponta que em Moçambique, por exemplo, houve um aumento do número de casos em 2020/2021,ultrapassando a marca das 100 mil notificações.

Por outro lado, o país conseguiu reduzir em mais de 35% o total de mortes pela doença, cumprindo assim uma das metas da estratégia pelo fim da tuberculose.

Este ano, o Dia Mundial tem como lema Sim! Podemos acabar com a tuberculose. A proposta é fomentar o otimismo e a liderança dos países rumo à segunda reunião de alto nível da ONU sobre tuberculose, marcada para setembro.

Agência Brasil / Por Felipe de Carvalho - Repórter ONU News - Nova York / Edição: Alessandra Esteves - 24/03/2023 18:15:04. Última edição: 24/03/2023 18:15:04

Tags: ONU OMS Tuberculose Combate Dia Mundial De Combate à Tuberculose

Leia também:

ANS suspende comercialização de 32 planos de saúde

ANS suspende comercialização de 32 planos de saúde

Foram recebidas mais de 21 mil queixas sobre descumprimento de prazos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de serviços.

Estado de SP registra queda no número de casos de dengue neste ano

No mesmo período de 2022, foram confirmados 41 mil casos, com 39 óbitos. Alerta é para o controle e eliminação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença, diz SES.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi