Comemorado há 31 anos, o 15 de julho marca o Dia Nacional do Homem. A data, instituída em 1992, está voltada ao incentivo à prevenção da saúde masculina. Por isso, os homens devem seguir o exemplo das mulheres, e procurar realizar exames de saúde preventivos com mais frequência. A orientação é do urologista Valter Cassão, coordenador de Urologia do Hospital do Centro de Referência da Saúde do Homem, em São Paulo.
Comemorado há 31 anos, o 15 de julho marca o Dia Nacional do Homem. A data, instituída em 1992, está voltada ao incentivo à prevenção da saúde masculina. Por isso, os homens devem seguir o exemplo das mulheres, e procurar realizar exames de saúde preventivos com mais frequência. A orientação é do urologista Valter Cassão, coordenador de Urologia do Hospital do Centro de Referência da Saúde do Homem, em São Paulo. Ele diz que atualmente, os homens estão mais atentos aos cuidados com a saúde mais ainda buscam menos auxílio médico do que deveriam:
Valter Cassão explica porque o exame preventivo de câncer de próstata, uma das doenças que mais afetam os homens maduros, é tão importante. O médico defende que, assim como as mulheres, que começam a procurar orientações em saúde sexual cedo, logo após a primeira menstruação, os meninos também precisam de avaliação médica.
Além dos exames preventivos, o urologista ressalta que hábitos como evitar o tabagismo, beber com moderação, cuidar da dieta e do sono, e praticar atividade física regular, também são fundamentais para a boa saúde do homem. Ele lembra que, além dos problemas com a próstata, doenças como diabetes e pressão alta também são fatores de risco que também devem ser observados.
Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Patrícia Serrão - 15/07/2023 15:50:08. Última edição: 15/07/2023 15:50:08