Saúde

Dia Nacional do Homem promove prevenção à saúde masculina

Comemorado há 31 anos, o 15 de julho marca o Dia Nacional do Homem. A data, instituída em 1992, está voltada ao incentivo à prevenção da saúde masculina. Por isso, os homens devem seguir o exemplo das mulheres, e procurar realizar exames de saúde preventivos com mais frequência. A orientação é do urologista Valter Cassão, coordenador de Urologia do Hospital do Centro de Referência da Saúde do Homem, em São Paulo.

Comemorado há 31 anos, o 15 de julho marca o Dia Nacional do Homem. A data, instituída em 1992, está voltada ao incentivo à prevenção da saúde masculina. Por isso, os homens devem seguir o exemplo das mulheres, e procurar realizar exames de saúde preventivos com mais frequência. A orientação é do urologista Valter Cassão, coordenador de Urologia do Hospital do Centro de Referência da Saúde do Homem, em São Paulo. Ele diz que atualmente, os homens estão mais atentos aos cuidados com a saúde mais ainda buscam menos auxílio médico do que deveriam:

Valter Cassão explica porque o exame preventivo de câncer de próstata, uma das doenças que mais afetam os homens maduros, é tão importante. O médico defende que, assim como as mulheres, que começam a procurar orientações em saúde sexual cedo, logo após a primeira menstruação, os meninos também precisam de avaliação médica.

Além dos exames preventivos, o urologista ressalta que hábitos como evitar o tabagismo, beber com moderação, cuidar da dieta e do sono, e praticar atividade física regular, também são fundamentais para a boa saúde do homem. Ele lembra que, além dos problemas com a próstata, doenças como diabetes e pressão alta também são fatores de risco que também devem ser observados.

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Patrícia Serrão - 15/07/2023 15:50:08. Última edição: 15/07/2023 15:50:08

Tags: Dia Do Homem

Leia também:

Julho Verde-Escuro conscientiza sobre prevenção ao câncer ginecológico

Julho Verde-Escuro conscientiza sobre prevenção ao câncer ginecológico

No Brasil, ocorrências mais frequentes desse tipo de câncer são tumores no colo do útero, no corpo do útero e no ovário. Sintomas como sangramentos e secreção vaginal incomuns devem ser investigados.

Começa, no Amapá, a multivacinação de crianças e adolescentes

Começa, no Amapá, a multivacinação de crianças e adolescentes

Amapá é o terceiro estado a deflagrar a campanha de multivacinação. No Amazonas e no Acre, o ministério antecipou a imunização devido à notificação de casos de poliomielite no Peru.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi