Em tempo de festas juninas, campanha alerta sobre risco de queimaduras
Junho Laranja é realizada anualmente no mês em que se comemora o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras. Acidentes com eletricidade são tema da campanha este ano.
O teste detecta doenças graves e raras em recém-nascidos
Esta terça-feira (6) é o Dia Nacional do Teste do Pezinho, data criada para conscientizar a população sobre a importância do exame que detecta doenças graves e raras em recém-nascidos.
Uma doença alvo do exame é a fenilcetonúria, que está associada ao autismo. A Sara Medeiros conta que o teste do filho João Pedro recebeu análise errada, por isso só foi diagnosticado tardiamente.
Atualmente, o Programa Nacional de Triagem Neonatal identifica 6 doenças. Desde o ano passado, incluiu a toxoplasmose, mas nem todos os estados já fazem a detecção.
A diretora e consultora da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal, Eliane Santos, diz que o teste do pezinho é importante para diagnóstico precoce.
O teste do pezinho é feito com a coleta de sangue do calcanhar. O período ideal é entre o terceiro e o quinto dia de vida. O exame pode ser feito em unidades básicas de saúde.
Segundo dados no site do Ministério da Saúde, em 2020, cerca de 82% das crianças que nasceram no país passaram pela triagem.
Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Pedro Lacerda - 06/06/2023 08:30:06. Última edição: 06/06/2023 08:30:06
Tags: Teste Do Pezinho Detecção Precoce
Junho Laranja é realizada anualmente no mês em que se comemora o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras. Acidentes com eletricidade são tema da campanha este ano.
Nos primeiros quatro meses deste ano, foram realizados 1.478 partos normais e 669 cesáreas. A unidade é recordista da rede de saúde estadual em partos normais.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.