Saúde

Dia Nacional do Teste do Pezinho: entenda a importância do exame

O teste detecta doenças graves e raras em recém-nascidos

Esta terça-feira (6) é o Dia Nacional do Teste do Pezinho, data criada para conscientizar a população sobre a importância do exame que detecta doenças graves e raras em recém-nascidos.

Uma doença alvo do exame é a fenilcetonúria, que está associada ao autismo. A Sara Medeiros conta que o teste do filho João Pedro recebeu análise errada, por isso só foi diagnosticado tardiamente.

Atualmente, o Programa Nacional de Triagem Neonatal identifica 6 doenças. Desde o ano passado, incluiu a toxoplasmose, mas nem todos os estados já fazem a detecção.

A diretora e consultora da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal, Eliane Santos, diz que o teste do pezinho é importante para diagnóstico precoce.

O teste do pezinho é feito com a coleta de sangue do calcanhar. O período ideal é entre o terceiro e o quinto dia de vida. O exame pode ser feito em unidades básicas de saúde.

Segundo dados no site do Ministério da Saúde, em 2020, cerca de 82% das crianças que nasceram no país passaram pela triagem.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Pedro Lacerda - 06/06/2023 08:30:06. Última edição: 06/06/2023 08:30:06

Tags: Teste Do Pezinho Detecção Precoce

Leia também:

Em tempo de festas juninas, campanha alerta sobre risco de queimaduras

Em tempo de festas juninas, campanha alerta sobre risco de queimaduras

Junho Laranja é realizada anualmente no mês em que se comemora o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras. Acidentes com eletricidade são tema da campanha este ano.

Maternidade referência no Rio tem prevalência de partos normais

Nos primeiros quatro meses deste ano, foram realizados 1.478 partos normais e 669 cesáreas. A unidade é recordista da rede de saúde estadual em partos normais.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi