As temperaturas muito altas exigem demais do nosso corpo, que pode entrar em estado de hipertermia. Saiba quais os principais cuidados a tomar quando sua região sofre com uma onda de calor.
Uma das bases da saúde e da longevidade é uma vida equilibrada.
Mas há momentos em que as próprias condições climáticas levam o organismo a situações extremas, como acontece nas ondas de calor.
As temperaturas muito altas exigem demais do nosso corpo, que pode entrar em estado de hipertermia.
Estudo publicado este ano pela revista Nature revela que mais de 60 mil pessoas morreram em 2022, na Europa, em função de algum problema decorrente das altas temperaturas.
Em dias muito quentes, evite ficar ao sol, principalmente entre 11h e 15h. Use um guarda sol se precisar caminhar. Hidrate-se bem.
No vestuário, escolha roupas claras de tecido natural. A atividade física deve ser moderada e feita apenas em locais frescos e ventilados.
Em casa, evite usar o forno, mantenha cortinas e persianas fechadas durante o dia e prefira os banhos de água tépida, que ajudam o corpo a encontrar o equilíbrio da própria temperatura.
Crianças e idosos devem receber atenção redobrada.
Agência Brasil / Por Beth Begonha - Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional/ Sumaia Villela - 03/11/2023 08:00:15. Última edição: 03/11/2023 08:00:15