Saúde

Doenças não transmissíveis são as principais causas de mortes

São 17 milhões de mortes por ano. 86% delas acontecem em países de média e baixa renda.

A cada dois segundos, uma pessoa com menos de 70 anos morre no mundo por causa de uma doença não transmissível, são 17 milhões de mortes por ano. 86% delas acontecem em países de média e baixa renda.

As informações foram divulgadas hoje num relatório da OMS, a Organização Mundial da Saúde, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas.

Doenças não transmissíveis, como as cardíacas, pulmonares, câncer e diabetes, já são as principais causas de mortes no mundo, causando cerca de 3 quartos (3/4) delas.

Além do relatório, foi lançada uma plataforma com informações de 194 países. No Brasil, a estimativa é que essas doenças sejam responsáveis por 75% das mortes, com enfermidades do coração em primeiro lugar. 

No país, a chance de uma pessoa entre 30 e 70 anos morrer de câncer, diabetes, doenças cardíacas ou pulmonares é de 15%.

De acordo com o relatório, esses casos frequentemente são preveníveis e milhões de pessoas poderiam viver mais e com mais qualidade de vida. As mortes poderiam ser reduzidas com a eliminação de fatores de risco, como fumo, alimentação inadequada, consumo de bebidas alcoólicas e sedentarismo. 

Segundo a OMS, embora todos os membros da ONU tenham se comprometido a reduzir a morte prematura por DNTs em um terço até 2030 poucos países estão atualmente no caminho certo para alcançá-lo. 

 

Agência Brasil / Por Gabriel Brum, da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro (Rádio Nacional) e Luiz Claudio (web) - 22/09/2022 17:15:44. Última edição: 22/09/2022 17:15:44

Tags: Câncer Diabetes Saúde

Leia também:

Cerca de 75% das mortes no Brasil são por doenças não transmissíveis

Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças do coração estão primeiro lugar, com 28% dos óbitos. Os principais fatores de risco são fumo, alimentação inadequada, consumo de bebidas alcoólicas

Fiocruz participa de campanha pela erradicação da poliomielite

A Fiocruz está participando de uma campanha internacional pela erradicação da poliomielite até 2026. A presidente, Nísia Trindade, e um grupo de cientistas internacionais assinaram e lançaram uma

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi