Saúde

Enem 2023: como lidar com a ansiedade antes das provas

Com a proximidade das provas do Enem 2023, que serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro, ansiedade dos estudantes pode aumentar.

Com a proximidade das provas do Enem 2023, que serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro, o estudante Edson Junior Moraes Cardoso, de 18 anos, morador do Novo Gama, Goiás, tem se dedicado a revisar conteúdos e já assume sentir certa ansiedade.

Enem 2023: como lidar com a ansiedade antes das provas

Estudante da rede pública de ensino municipal, Edson deseja cursar psicologia. Para ele, deixar um pouco de lado o estresse causado pelos estudos pode ajudar no desempenho.

O psicólogo e professor universitário Maurício Bueno, integrante da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia, destaca que os estudantes precisam manter o foco nos esforços feitos para chegar bem preparados para realizar as provas.

E se na hora do exame der ‘branco’ diante de uma questão, o ideal, segundo Bueno, é cuidar primeiro desse pico de ansiedade, por exemplo, com exercícios de respiração.

Para a véspera das provas, o psicólogo Maurício Bueno orienta que os estudantes realizem atividades que promovem o bem-estar, como alimentação saudável e uma boa noite de sono.

A edição 2023 marca os 25 anos do exame, que começou a ser aplicado em 1998. As notas obtidas no Enem abrem oportunidades de ingresso no ensino superior através do Sisu, Prouni e Fies. 

 

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 19/10/2023 22:30:05. Última edição: 19/10/2023 22:30:05

Tags: Enem 2023 Provas Ansiedade

Leia também:

TCU aponta perdas de R$ 1,2 bilhão com vacinas vencidas

TCU aponta perdas de R$ 1,2 bilhão com vacinas vencidas

Ministério da Saúde deverá apresentar, em 15 dias, planilhas atualizadas, referentes a 2022, 2023 e 2024, com dados de vacinas contra covid-19, distribuídas ou a distribuir aos estados, municípios e Distrito Federal.

Casos de dengue quadruplicam no Rio e zona oeste tem maior incidência

Casos de dengue quadruplicam no Rio e zona oeste tem maior incidência

O número de casos de dengue na cidade do Rio de Janeiro neste ano, até a primeira semana deste mês de outubro, já é praticamente quatro vezes maior do que em 2022. Foram 18.120 notificações, contra 4.677 no ano passado.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi