Saúde

Época de festejos de São João traz alerta para casos de queimaduras

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro lançou um alerta para o aumento do número de casos de vítimas nessa época do ano e reforça a necessidade de redobrar a atenção. Nos seis primeiros meses deste ano, 339 pessoas foram internadas por causa de queimaduras.

Muitas tradições das festas de São João trazem grandes riscos de queimaduras. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro lançou um alerta para o aumento do número de casos de vítimas nessa época do ano e reforça a necessidade de redobrar a atenção. Nos seis primeiros meses deste ano, 339 pessoas foram internadas por causa de queimaduras.

Somente nas duas unidades estaduais que são referências para este tipo de atendimento, as unidades do Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Baixada Fluminense, em Nilópolis e o Hospital Estadual Alberto Torres em São Gonçalo. O aumento passa de 40% na comparação com o ano passado. O secretário de estado de saúde, doutor Luizinho, destacou as principais causas das queimaduras, principalmente neste período. 

De maneira geral, os líquidos quentes são a principal causa de queimaduras mais leves, por isso é preciso cuidado até mesmo na hora de preparar os caldos e as bebidas quentes que costumam ser servidas nas festas. Já os materiais inflamáveis e os choques elétricos lideram os motivos das queimaduras mais graves. Mas, independente da extensão do ferimento, toda queimadura exige cuidados específicos. Por isso, é sempre recomendado procurar atendimento e orientação médica em todos os casos.

*Com supervisão de Tâmara Freire

Agência Brasil / Por *Yuri Miltesteiner - estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Tâmara Freire/Aline Cordeiro - 09/07/2023 10:10:11. Última edição: 09/07/2023 10:10:11

Tags: Queimaduras Festas São João

Leia também:

Conferência Nacional de Saúde reivindica retomada do SUS com equidade

Conferência Nacional de Saúde reivindica retomada do SUS com equidade

Propostas discutidas são resultado de um processo que começou em agosto de 2021, quando, ainda durante a pandemia da covid-19, as discussões tiveram início nas etapas preparatórias.

Rio de Janeiro inaugura Super Centro Carioca de Cirurgia

O projeto faz parte do programa anunciado pelo presidente Lula em fevereiro, para ampliar a oferta de cirurgias no SUS, reduzindo as filas de espera. A unidade conta com 13 salas cirúrgicas e tem capacidade para realizar mais de 30 mil procedimentos cirúrgicos por ano.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi