A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro lançou um alerta para o aumento do número de casos de vítimas nessa época do ano e reforça a necessidade de redobrar a atenção. Nos seis primeiros meses deste ano, 339 pessoas foram internadas por causa de queimaduras.
Muitas tradições das festas de São João trazem grandes riscos de queimaduras. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro lançou um alerta para o aumento do número de casos de vítimas nessa época do ano e reforça a necessidade de redobrar a atenção. Nos seis primeiros meses deste ano, 339 pessoas foram internadas por causa de queimaduras.
Somente nas duas unidades estaduais que são referências para este tipo de atendimento, as unidades do Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Baixada Fluminense, em Nilópolis e o Hospital Estadual Alberto Torres em São Gonçalo. O aumento passa de 40% na comparação com o ano passado. O secretário de estado de saúde, doutor Luizinho, destacou as principais causas das queimaduras, principalmente neste período.
De maneira geral, os líquidos quentes são a principal causa de queimaduras mais leves, por isso é preciso cuidado até mesmo na hora de preparar os caldos e as bebidas quentes que costumam ser servidas nas festas. Já os materiais inflamáveis e os choques elétricos lideram os motivos das queimaduras mais graves. Mas, independente da extensão do ferimento, toda queimadura exige cuidados específicos. Por isso, é sempre recomendado procurar atendimento e orientação médica em todos os casos.
*Com supervisão de Tâmara Freire
Agência Brasil / Por *Yuri Miltesteiner - estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Tâmara Freire/Aline Cordeiro - 09/07/2023 10:10:11. Última edição: 09/07/2023 10:10:11