Saúde

Estudo mostra relação entre a desnutrição e a obesidade

O estudo chama a atenção para a realidade de que hoje, tanto no Brasil quanto no mundo, estamos convivendo ao mesmo com a desnutrição, a deficiência de nutrientes e a obesidade.

Toda pessoa tem direito à alimentação adequada e isso está previsto em lei no Brasil, mas na prática ainda existe fome no país.

Para pesquisar a segurança alimentar, o INCT, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, vinculado à Universidade de São Paulo, criou um grupo intersetorial de desenvolvimento de políticas de combate à fome. O resultado do estudo está em um relatório com 39 propostas para o setor.

A professora de Nutrição e coordenadora do INCT, Dirce Marchioni, afirma que o estudo busca, com o auxílio da inteligência artificial, a solução para a fome integrada com o direito à alimentação adequada, com qualidade, saudável e sustentável.

Para isso, segundo a professora, foi adotada uma abordagem de sistemas alimentares, desde a produção dos insumos necessários, o processamento, a distribuição, o comércio em redes que vão dar o acesso até as escolhas do consumidor.

O estudo chama a atenção para a realidade de que hoje, tanto no Brasil quanto no mundo, estamos convivendo ao mesmo com a desnutrição, a deficiência de nutrientes e a obesidade.

A professora de medicina da USP e membro do grupo do INCT, Thais Mauad, chama a atenção para essa contradição alimentar.

De acordo com dados da Rede Penssan - Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional - já nos anos 1940 a fome era um problema no país. A partir de debates sobre o tema, nos anos 1990, e posteriormente ações como o Programa Fome Zero e o Bolsa Família, o país conseguiu, a partir de 2013, sair do Mapa da Fome, da ONU. Mas, em 2018, retornou ao mapa, e a situação ficou mais grave com a pandemia de covid.

 

 

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Leila Santos / Alessandra Esteves - 22/05/2023 16:20:05. Última edição: 22/05/2023 16:20:05

Tags: Estudo Fome Desnutrição USP INCT Obesidade

Leia também:

Mais Médicos lança edital com 5.970 vagas

Mais Médicos lança edital com 5.970 vagas

Inscrições vão até 31 de maio e a previsão é que os profissionais comecem a atuar nos municípios no fim de junho. Para se inscrever, basta acessar o endereço eletrônico do programa.

Um bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais no mundo, diz OMS

No Brasil, uma pesquisa sobre saúde mental na infância e adolescência, chama atenção para um fenômeno contemporâneo, cada vez mais presente na vida dos adolescentes; a automutilação, que consiste em causar dano ao próprio corpo. Cortes, perfurações, queimaduras, arranhões e contusões são as expressões mais comuns desse tipo de violência.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi