Especialistas mostram como prevenir a hipertensão arterial
No Dia Nacional de Prevenção e Combate à doença, médico lembra que ela pode trazer complicações como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e doença renal.
A iniciativa é da Fiocruz e da Universidade Federal da Paraíba
Pesquisadores da Fiocruz, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, vão liderar, a partir de maio, estudos clínicos que podem ajudar a ciência a entender melhor os impactos da chamada Covid longa na vida das pessoas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a condição engloba uma variedade de sintomas, como fadiga, falta de concentração e tosse persistente, e que podem afetar os pacientes mais de três meses depois da infecção pelo coronavírus.
O objetivo da pesquisa é avaliar, além dos aspectos clínicos, quais são os impactos econômicos e sociais.
Os participantes dos estudos serão recrutados a partir de bancos de dados dos sistemas de informação nacionais e a partir de casos novos identificados nos serviços de saúde, incluindo colaboradores de Bio-Manguinhos/Fiocruz.
Agência Brasil / Por Solimar Luz - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Albuquerque - 26/04/2023 12:00:08. Última edição: 26/04/2023 12:00:08
Tags: Covid Longa
No Dia Nacional de Prevenção e Combate à doença, médico lembra que ela pode trazer complicações como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e doença renal.
Transmissão intra-hospitalar ocorre quando o paciente entra na unidade de saúde para tratar uma doença e é infectado durante a internação.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.