Brasileiros estão confiando mais na segurança das vacinas
De acordo com pesquisa, 98% dos adultos, pais ou mães que têm filhos com menos de 14 anos, disseram ter imunizado seus filhos com as vacinas oferecidas pelo Plano Nacional de Imunização.
Foram entregues 800,8 mil unidades de sofosbuvir e daclatasvir
O tratamento da hepatite C no Sistema Único de Saúde (SUS) ganhará uma nova opção com alto percentual de cura a partir de novas entregas realizadas pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz (Farmanguinhos/Fiocruz). A Fiocruz divulgou nesta quarta-feira (8) que o laboratório público entregou 800,8 mil unidades farmacêuticas dos medicamentos sofosbuvir e daclatasvir ao Ministério da Saúde.
© Arquivo/ Agência Brasil
Essa é a primeira vez que Farmanguinhos disponibiliza esses medicamentos ao SUS, o que se deu por meio de uma parceria de transferência de tecnologia com a farmacêutica Blanver S.A.
Segundo a Fiocruz, a combinação sofosbuvir e daclatasvir produzida por seu instituto representará uma economia de cerca de R$ 40 milhões ao ano ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento da hepatite C.
Farmanguinhos já produz o medicamento ribavirina para o tratamento de hepatites virais e agora será o primeiro laboratório público no país a produzir medicamentos associados ao sofosbuvir, que é efetivo contra diferentes tipos de vírus causadores da hepatite.
Além disso, o instituto estabeleceu recentemente um acordo para fornecer o ravidasvir, que também trata a hepatite C, em parceria com a DNDi e a farmacêutica egípcia Pharco Pharmaceuticals.
Medicamentos como o sofosbuvir e daclatasvir são as recomendações preferenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o tratamento da hepatite C.
Entre 2000 e 2021, o Brasil confirmou 718.651 casos de hepatites virais, segundo o Ministério da Saúde. O Boletim Epidemiológico das Hepatites Virais detalha que 168.175 (23,4%) foram de hepatite A, 264.640 (36,8%) de hepatite B, 279.872 (38,9%) de hepatite C e 4.259 (0,6%) de hepatite D.
Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Juliana Andrade - 08/11/2023 16:10:16. Última edição: 08/11/2023 16:10:16
Tags: Farmanguinhos SUS Hepatite C Fiocruz Hepatite
De acordo com pesquisa, 98% dos adultos, pais ou mães que têm filhos com menos de 14 anos, disseram ter imunizado seus filhos com as vacinas oferecidas pelo Plano Nacional de Imunização.
Os medicamentos controlados só podem ser vendidos com a retenção da receita e o registro de toda a movimentação. O uso indiscriminado desse tipo de substância podem alterar o equilíbrio cerebral e intoxicar o paciente.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.