Conferência Nacional de Saúde começa neste domingo, em Brasília
Participantes debaterão propostas a serem contempladas no próximo ciclo de planejamento da União. Elas servirão de subsídio para o Plano Nacional de Saúde 2024-2027.
Objetivo é colaboração em áreas de doenças tropicais negligenciadas
O Instituto Oswaldo Cruz (IOC), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), assinou memorando de entendimento com a Universidade Agostinho Neto (UAN), de Luanda, Angola, visando futuras parcerias em ensino e pesquisa entre as instituições.
© Fernando Frazão/ Agência Brasil
Na avaliação da Fiocruz, a parceria representa mais um passo na busca pelo estreitamento de laços com instituições africanas. O objetivo é a colaboração mútua nas áreas de doenças tropicais negligenciadas, com destaque para malária e tuberculose; doenças transmissíveis; arboviroses; resistência antimicrobiana (AMR); HIV; clima e saúde; saúde materna, infantil e reprodutiva; entre outras. O memorando de entendimento tem duração de cinco anos.
A coordenadora da Cooperação Institucional do IOC, Anna Cristina Calçada Carvalho, destacou que a política de cooperação institucional visa reforçar as parcerias técnico-científicas com países do hemisfério sul, sobretudo os de língua portuguesa. “O foco do IOC está em contribuir para a formação de recursos humanos nesses lugares. Nós podemos ajudá-los a enfrentar problemas de saúde pública ligados, especialmente, a doenças transmissíveis”, disse Anna Cristina, em nota.
Lembrou, ainda, que todos os Programas de Pós-graduação Stricto sensu do Instituto estão envolvidos na parceria. “A Fiocruz e o IOC têm longa história de colaboração com Angola e Moçambique. Em acordos anteriores firmados para a formação de recursos humanos, mais de cinquenta pessoas foram tituladas mestres ou doutores”, comentou.
O próximo passo será elaborar, junto à UAN, um plano de trabalho para dar seguimento à parceria. Uma reunião já está agendada para agosto com representantes da universidade angolana para tratar do assunto.
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Aline Leal - 02/07/2023 15:20:29. Última edição: 02/07/2023 15:20:29
Participantes debaterão propostas a serem contempladas no próximo ciclo de planejamento da União. Elas servirão de subsídio para o Plano Nacional de Saúde 2024-2027.
Começa neste domingo (2) a 17ª Conferência Nacional de Saúde. O evento deve reunir cerca de seis mil pessoas para discutir propostas que servirão para a elaborar o Plano Nacional de Saúde e o Plano Plurianual de 2024-2027.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.