Inscrições para o Mais Médicos terminam nesta quarta
Após validação da inscrição, de 1º a 5 de junho, candidatos podem indicar até dois locais de atuação de sua preferência. Médicos devem iniciar atuação nos municípios no fim de junho
O Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde, da Fiocruz, é um dos ganhadores do prêmio oferecido pela OMS a pesquisadores, profissionais da saúde, instituições e organizações que atuam no combate ao tabagismo
O Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, é um dos ganhadores deste ano do prêmio oferecido pela Organização Mundial da Saúde a pesquisadores, profissionais da saúde, instituições e organizações que atuam no combate ao tabagismo, que mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, no mundo. Sendo um milhão de pessoas só nas Américas, segundo dados da OMS.
O Centro de Estudos foi premiado pelas contribuições para o controle do tabagismo, no Brasil, e para a compreensão do impacto socioambiental do cultivo e produção de tabaco.
A cerimônia de entrega do prêmio será realizada, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 31 deste mês, Dia Mundial Sem Tabaco.
A data foi instituída pelos países-membros da OMS em 1987. O objetivo é alertar sobre doenças e mortes evitáveis relacionadas ao uso do tabaco e da exposição à fumaça.
Este ano, o tema da campanha é “Cultive alimentos, não tabaco”. A intenção é conscientizar sobre a produção de culturas alternativas ao tabaco e incentivar os agricultores a substituírem o produto por outros que sejam nutritivos e saudáveis.
Segundo a OMS, o cultivo do tabaco prejudica a saúde dos agricultores e dos trabalhadores rurais e causa a perda de recursos ambientais, como fontes de água, florestas, plantas e espécies animais.
Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso - 29/05/2023 11:55:25. Última edição: 29/05/2023 11:55:25
Tags: OMS Prêmio Tabagismo Fiocruz
Após validação da inscrição, de 1º a 5 de junho, candidatos podem indicar até dois locais de atuação de sua preferência. Médicos devem iniciar atuação nos municípios no fim de junho
A contaminação da ave migratória da espécie trinta-réis-de-bando com o vírus H5N1, conhecido como Influenza Aviária de Alta Patogenicidade ou Gripe Aviária, foi confirmada neste sábado.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.