Saúde

Fiocruz inaugura Centro de Covid Longa no Rio de Janeiro

A Fiocruz inaugurou nesta quinta-feira (11) um espaço para pesquisa, tratamento e reabilitação de pessoas com sequelas de covid-19, que está funcionando na sede da instituição em Manguinhos.

A Fiocruz inaugurou nesta quinta-feira (11) um espaço para pesquisa, tratamento e reabilitação de pessoas com sequelas de covid-19. É o Centro de Covid Longa, que está funcionando na sede da instituição em Manguinhos. Valdiléa Veloso, diretora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz, explica como funciona o Centro.  

“É um estudo multidisciplinar. Estamos estudando aspectos da cardiologia, da pneumologia, da nutrição, com o metabolismo, otorrino, hematologia, pneumologia, e tudo isso vai permitir que a gente saiba qual a frequência das sequelas de covid na população brasileira. E vamos poder oferecer também reabilitação, que é fundamental para que a pessoa retome, recupere, melhore a qualidade de vida”.  

Ela também explica o início do projeto.  

“Esse projeto, ele começou quando nós começamos a internar os pacientes no Centro Hospitalar com covid, continuou com a alta dos pacientes, nós avaliamos a qualidade de vida, se eles estão tendo fadiga ou não. E uma coisa muito importante, é uma grande colaboração que traz sinergia do trabalho de pesquisadores e profissionais de saúde em várias unidades da Fiocruz, vários institutos".  

Além de pesquisa e reabilitação, outros objetivos do projeto são gerar evidência científica para a formulação de políticas públicas para o enfrentamento do impacto da covid longa na população brasileira e ampliar o acesso aos serviços de reabilitação no Sistema Único de Saúde.  

Participam da iniciativa, neste primeiro momento, pacientes que tiveram covid e foram internados na Fiocruz, mas os atendimentos a pessoas de outras unidades de saúde já estão começando, e em breve as vagas estarão no sistema de regulação.  

Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 11/05/2023 15:40:08. Última edição: 11/05/2023 15:40:08

Tags: Centro De Covid Longa Covid-19 Fiocruz

Leia também:

Fiocruz alerta para ressurgimento do sorotipo 3 da dengue

Fiocruz alerta para ressurgimento do sorotipo 3 da dengue

Pesquisa apresenta a caracterização genética dos vírus referentes a quatro casos da infecção registrados este ano, três em Roraima, na Região Norte, e um no Paraná, no Sul.

Comprovante de vacina contra Covid não é mais obrigatório em Cruzeiros

No entanto, a companhia marítima ainda pode exigir testes ou vacina. Mas, continua obrigatória a notificação de eventos de saúde, incluindo casos suspeitos e confirmados da doença e também o isolamento de casos suspeitos a bordo.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi