Saúde

Fiocruz manifesta preocupação quanto à aprovação do PL do Veneno

Projeto modifica regras de comercialização de agrotóxicos

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) manifestou nesta terça-feira (3) sua preocupação quanto aos possíveis prejuízos para o ambiente e à saúde da população se o projeto de lei (PL) 6.299/2002, conhecido como o PL do Veneno, for aprovado no Senado.

Fiocruz manifesta preocupação quanto à aprovação do PL do Veneno
© Fernando Frazão/ Agência Brasil

Está prevista para esta quarta-feira (4) a votação pelos senadores do projeto que modifica as regras de aprovação e comercialização de agrotóxicos, produtos usados no setor agrícola para proteção e aumento das produções, mas que têm potencial de prejudicar a saúde humana e animal. O PL tramita no Congresso Nacional desde 1999.

O comunicado foi elaborado por pesquisadores que compõem o Grupo de Trabalho Agrotóxicos e Saúde da Fiocruz. O grupo foi criado em fevereiro de 2022 para proposição e acompanhamento de políticas públicas, desenvolvimento técnico científico e demandas dos movimentos sociais para a promoção, proteção e o cuidado da saúde humana, animal e dos ecossistemas, frente aos efeitos nocivos dos agrotóxicos.

Dentre os retrocessos destacados pela Fiocruz estão a ameaça à função histórica dos ministérios da Saúde e do Meio Ambiente sobre a regulação dos agrotóxicos, enfraquecendo o poder de decisão sobre o registro desses agentes; a permissão da exportação pelo Brasil de agrotóxicos sem registro e cujo uso é proibido em nosso país; e manutenção do conceito de risco que abre possibilidades, por exemplo, do registro de agrotóxicos que causem câncer pois pequenas doses podem gerar danos irreversíveis à saúde das pessoas.

Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Valéria Aguiar - 03/10/2023 16:55:12. Última edição: 03/10/2023 16:55:12

Tags: Fiocruz Agrotóxicos PL Do Veneno Ambiente Saúde Da População

Leia também:

Digitalização deve fortalecer SUS, diz secretária de Saúde

Digitalização deve fortalecer SUS, diz secretária de Saúde

Nísia Trindade, ministra da Saúde, disse que a inovação digital tem como foco o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que "está no centro da agenda de governo”.

Médico explica quais os principais métodos contraceptivos masculino

Médico explica quais os principais métodos contraceptivos masculino

Urologista relata que entre os métodos principais estão a camisinha e a vasectomia.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi