Digitalização deve fortalecer SUS, diz secretária de Saúde
Nísia Trindade, ministra da Saúde, disse que a inovação digital tem como foco o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que "está no centro da agenda de governo”.
Projeto modifica regras de comercialização de agrotóxicos
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) manifestou nesta terça-feira (3) sua preocupação quanto aos possíveis prejuízos para o ambiente e à saúde da população se o projeto de lei (PL) 6.299/2002, conhecido como o PL do Veneno, for aprovado no Senado.
© Fernando Frazão/ Agência Brasil
Está prevista para esta quarta-feira (4) a votação pelos senadores do projeto que modifica as regras de aprovação e comercialização de agrotóxicos, produtos usados no setor agrícola para proteção e aumento das produções, mas que têm potencial de prejudicar a saúde humana e animal. O PL tramita no Congresso Nacional desde 1999.
O comunicado foi elaborado por pesquisadores que compõem o Grupo de Trabalho Agrotóxicos e Saúde da Fiocruz. O grupo foi criado em fevereiro de 2022 para proposição e acompanhamento de políticas públicas, desenvolvimento técnico científico e demandas dos movimentos sociais para a promoção, proteção e o cuidado da saúde humana, animal e dos ecossistemas, frente aos efeitos nocivos dos agrotóxicos.
Dentre os retrocessos destacados pela Fiocruz estão a ameaça à função histórica dos ministérios da Saúde e do Meio Ambiente sobre a regulação dos agrotóxicos, enfraquecendo o poder de decisão sobre o registro desses agentes; a permissão da exportação pelo Brasil de agrotóxicos sem registro e cujo uso é proibido em nosso país; e manutenção do conceito de risco que abre possibilidades, por exemplo, do registro de agrotóxicos que causem câncer pois pequenas doses podem gerar danos irreversíveis à saúde das pessoas.
Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Valéria Aguiar - 03/10/2023 16:55:12. Última edição: 03/10/2023 16:55:12
Tags: Fiocruz Agrotóxicos PL Do Veneno Ambiente Saúde Da População
Nísia Trindade, ministra da Saúde, disse que a inovação digital tem como foco o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que "está no centro da agenda de governo”.
Urologista relata que entre os métodos principais estão a camisinha e a vasectomia.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.