Saúde

Fiocruz oferece teste para identificar doença que causa obesidade

O Instituto Fernandes Figueira, da Fiocruz, vai fornecer gratuitamente para a América Latina exame para diagnóstico da Síndrome de Prader-Willi. O teste já é disponibilizado no Brasil.

O Instituto Fernandes Figueira, da Fiocruz, vai fornecer gratuitamente para a América Latina exame para diagnóstico da Síndrome de Prader-Willi, doença genética rara, caracterizada por sintomas neurocomportamentais.     

A incidência da Síndrome é de cerca de 1 a cada 15 mil nascimentos. A doença afeta tanto homens quanto mulheres e é a principal causa de obesidade de origem genética.   

O teste molecular de baixo custo foi desenvolvido pelo Laboratório de Alta Complexidade do Instituto e já é disponibilizado gratuitamente no Brasil.   

A presidente da Associação Brasileira da Síndrome de Prader-Willi, que é parceira do Instituto na divulgação do exame, Liane Motta, afirma que essa expansão dos testes para outros países é um presente para as famílias.   

Liane, que recebeu o diagnóstico da filha com Síndrome de Prader-Willi em 2016, diz que o diagnóstico precoce é fundamental para garantir qualidade de vida para os pacientes.  

De acordo com a Fiocruz, entre os sintomas da Síndrome em bebês estão a dificuldade de sugar e o desenvolvimento neuromotor lento.   

Na infância, pode haver dificuldades de aprendizagem, constante sensação de fome e interesse por comida, que pode levar à obesidade.   

A partir dos 12 anos, o paciente pode apresentar compulsão alimentar, comprometimento cognitivo e problemas de comportamento.   

A Síndrome de Prader-Wili não tem cura. O tratamento varia de acordo com os sintomas e pode exigir a atuação de uma equipe multidisciplinar.  

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 03/04/2023 21:25:08. Última edição: 03/04/2023 21:25:08

Tags: Fiocruz Teste Síndrome De De Prader-Willi

Leia também:

Governo quer fortalecer a produção nacional de insumos de saúde

A expectativa é que, em até dez anos, 70% das necessidades do SUS em medicamentos, vacinas e insumos médicos passem a ser produzidas no país.

Meta do governo é produzir 70% dos insumos do SUS no país

Meta do governo é produzir 70% dos insumos do SUS no país

Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde vai estudar medidas para reduzir dependência de matéria-prima e vulnerabilidade do Brasil ao mercado externo.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi