Saúde

Fiocruz: pandemia provocou crescimento do número de suicídios no país

Pesquisa aponta fatores que possivelmente levaram a este resultado

No dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, uma pesquisa da Fiocruz chama a atenção para o crescimento dos casos no Brasil, durante a pandemia. De acordo com o estudo, o segundo ano, de março de 2021 a fevereiro de 2022, foi o mais crítico, com aumento de 28% de suicídios, além do esperado em mulheres de mais de 60 anos no Sudeste e 61% na região Nordeste. Além disso, houve crescimento de 32% na região Norte e 16% entre homens no Nordeste.

Fiocruz: pandemia provocou crescimento do número de suicídios no país

Bernardo Dolabella, coordenador do setor psicossocial da Cruz Vermelha Brasileira afiliada Minas Gerais, resume os fatores que possivelmente levaram a este resultado.

O estudo também reforça que países severamente atingidos pelos efeitos diretos da pandemia, como o Brasil, foram mais propensos aos seus efeitos indiretos sobre outras causas de morte, como o suicídio e as mortes maternas, por exemplo.

Ainda de acordo com a pesquisa, o suicídio já era desafiador e crescente problema de saúde pública no Brasil, antes da pandemia, pois, de acordo com o Ministério da Saúde, já havia indícios de aumento em suas taxas, especialmente entre homens, e de 2016 em diante.

Bernardo Dolabella, da Cruz Vermelha, aponta como deve ser feita a prevenção a estes casos.

A pesquisa também aponta que é preciso monitoramento dos casos e fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial.

Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Jackson Segundo / Pedro Lacerda - 10/09/2023 08:30:10. Última edição: 10/09/2023 08:30:10

Tags: Cruz Vermelha Prevenção Suicídio

Leia também:

PNI 50 anos: queda na taxa de vacinação resultou na volta do sarampo

PNI 50 anos: queda na taxa de vacinação resultou na volta do sarampo

Infelizmente, bastaram poucos anos de queda nos índices vacinais para a doença voltar e em 2018 um novo surto eclodiu com mais de 10 mil casos e 12 óbitos. No ano seguinte, a situação foi ainda pior, com quase 21 mil pessoas infectadas e 16 mortes.

População quer punição para crimes associados às mortes por covid

População quer punição para crimes associados às mortes por covid

O levantamento aponta que, para 62% dos entrevistados, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e o Ministério da Saúde foram os principais responsáveis pelas mortes. Para os pesquisadores, se a conduta tivesse sido outra, haveria menos mortes.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi