Saúde

Fiocruz participa de campanha pela erradicação da poliomielite

A Fiocruz está participando de uma campanha internacional pela erradicação da poliomielite até 2026. A presidente, Nísia Trindade, e um grupo de cientistas internacionais assinaram e lançaram uma

A Fiocruz está participando de uma campanha internacional  pela erradicação da poliomielite até 2026. A presidente, Nísia Trindade, e um grupo de cientistas internacionais assinaram e lançaram uma declaração científica para alertar sobre a necessidade urgente de se alcançar um mundo livre da pólio.

A doença que atingiu centenas de milhares de pessoas no último século, causando paralisia irreversível e mortes, volta a ser uma ameaça por conta da queda global das taxas de cobertura vacinal.

A declaração destaca que líderes dos países afetados pela poliomielite devem priorizar uma resposta urgente e de alta qualidade ao surto, com aumento da vacinação, vigilância intensificada e segurança para profissionais de saúde.

A mobilização digital conta com a participação de representantes de associações médicas, universidades e outras instituições, de Camarões, China, Estados Unidos, Índia, Moçambique, Nigéria e Paquistão. O documento em inglês é aberto para receber assinaturas, no site https://www.poliodeclaration.org/.

A declaração se soma à campanha Reconquista das Altas Coberturas Vacinais, que a Fiocruz promove no Brasil. O projeto busca estabelecer uma rede de colaboração entre instituições e ações de apoio ao Programa Nacional de Imunizações para tentar reverter a tendência de queda nas coberturas vacinais.

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Sheily Noleto/Edgard Matsuki - 22/09/2022 17:15:37. Última edição: 22/09/2022 17:15:37

Tags: Fiocruz Poliomielite

Leia também:

Nova lei obriga planos a cobrir procedimentos fora da lista da ANS

Nova lei obriga planos a cobrir procedimentos fora da lista da ANS

A matéria, aprovada pelo Congresso Nacional em agosto, foi sancionada nesta quarta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro. A nova regra derruba decisão do STJ que limitava a cobertura a tratamentos e

Capital de SP tem 45 crianças de até 10 anos com varíola dos macacos

O número corresponde a menos de 2% do total de casos notificados na cidade, mas a faixa etária está entre os grupos mais vulneráveis à doença.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi