Saúde

Fiocruz propõe criação de cadeia de produtos para saúde no Mercosul

Medida é para reduzir a dependência externa dos países do bloco

A criação de uma cadeia regional de produtos para a saúde no âmbito do Mercosul foi sugerida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) como uma medida para reduzir a dependência externa. Por meio dessa cadeia, poderia ser garantida a produção de insumos importantes que hoje só são obtidos pelos países do bloco recorrendo ao mercado internacional.

Fiocruz propõe criação de cadeia de produtos para saúde no Mercosul
© Marcos Oliveira/Agência Senado

A proposta foi defendida pelo vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, durante a reunião do Comitê Ad Hoc para Promover a Expansão da Capacidade Produtiva Regional de Medicamentos, Imunizações e Tecnologias em Saúde. O comitê foi criado em 2021 e é uma instância do Mercosul cujo objetivo é discutir caminhos para a integração entre os diferentes países do bloco e para o enfrentamento de problemas comuns relacionados com o acesso a medicamentos, vacinas e tecnologias.

Segundo informou a Fiocruz, Krieger defendeu uma atuação conjunta, em que a produção não precisasse ser país a país, mas aproveitando as capacidades de cada Estado-membro. Ele defendeu ainda que sejam mapeadas oportunidades para laboratórios públicos e privados, bem como as deficiências e as áreas em que há problemas sérios de suprimentos e que necessitam de estratégias específicas.

"Na reunião, também foi discutida a formação de uma lista de produtos de saúde estratégicos para a região. Esta lista deve ser encaminhada depois aos ministros da Saúde para ver a viabilidade de pesquisa, desenvolvimento e produção", informou a Fiocruz.

A reunião ocorreu nos últimos dois dias, em Buenos Aires. Estiveram presentes representantes de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Por Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Fernando Fraga - 23/06/2023 19:50:41. Última edição: 23/06/2023 19:50:41

Tags: Fiocruz Mercosul Medicamentos Insumos

Leia também:

Fiocruz e Pasteur vão pesquisar sobre danos dos fungos no ser humano

Fiocruz e Pasteur vão pesquisar sobre danos dos fungos no ser humano

Instituições terão ainda apoio da Universidade de Birmingham, da Inglaterra. Pesquisas sobre as doenças fúngicas terão duração de cinco anos.

STF retoma julgamento sobre a liberação do Piso Nacional da Enfermagem

Em maio, o presidente Lula liberou um crédito especial de mais de R$ 7 bilhões pra cumprir a medida.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi