Quem está com sintomas de gripe, o melhor mesmo é ficar em casa e adiar a folia, pois, conforme enfatizou o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do Boletim InfoGripe Fiocruz, a transmissão de vírus respiratórios é facilitada em eventos com grande aglomeração.
Mesmo diante do cenário de queda da covid-19 no país, especialistas da Fundação Oswaldo Cruz alertam os foliões para aproveitarem o carnaval com segurança. É claro que no meio dos blocos, fica impossível manter um metro de distância do outro, mas, é bom levar um frasquinho de álcool 70 e passar nas mãos de vez em quando.
Agora, quem está com sintomas de gripe, o melhor mesmo é ficar em casa e adiar a folia, pois, conforme enfatizou o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do Boletim InfoGripe Fiocruz, a transmissão de vírus respiratórios é facilitada em eventos com grande aglomeração.
O especialista reforça que, passado o carnaval, o compromisso do brasileiro deve ser com a aplicação da vacina bivalente contra a covid-19, cuja campanha começa no dia 27 de fevereiro. A imunização vai estar direcionada à população com maior risco de desenvolver casos graves de covid-19, como idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência e, segundo Marcelo Gomes, é muito importante que a campanha tenha uma alta adesão, pois já existe a expectativa da chegada de um novo ciclo de aumento de casos de covid para os próximos meses.
O Boletim Infogripe referente à Semana Epidemiológica de 5 a 11 de fevereiro, divulgado nesta quinta-feira pela Fiocruz, mostra que apenas no estado do Amazonas houve aumento de casos positivos para os vírus influenza A e a covid-19, o que na avaliação do pesquisador pode ser um indicativo de início de temporada de crescimento de casos.
Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Nadia Faggiani/Edgard Matsuki - 17/02/2023 12:40:58. Última edição: 17/02/2023 12:40:58