Governo quer adiantar recrutamento de médicos para distritos indígenas
Informação é do Ministério da Saúde. A medida é uma das ações da Sala de Situação, criada para apoiar ações de enfrentamento à desassistência sanitária dos povos Yanomami
Foco no primeiro momento será na readequação alimentar
Profissionais da Força Nacional do SUS começam a chegar nesta segunda-feira (23) a Roraima, diante do quadro de desassistência sanitária dos povos que vivem no território Yanomami. O atendimento, em um primeiro momento, vai ser focado na readequação alimentar.
Na última sexta-feira (20), o Ministério da Saúde decretou emergência de saúde pública, depois que uma equipe enviada pela pasta encontrou crianças e idosos em estado grave de saúde, com desnutrição, além de muitos casos de malária, infecção respiratória aguda, entre outros.
Após o retorno dessa missão, que deverá acontecer no próximo dia 25, a equipe tem cerca de 15 dias para apresentar um levantamento completo sobre a crítica situação de saúde que os indígenas se encontram.
A Força Nacional de Saúde é composta por médicos, enfermeiros e nutricionistas. Foi criada em 2011 para executar medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município.
No último sábado (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no local para reafirmar o compromisso do governo de ajuda aos Yanomamis e de combater a ilegalidades na região, como o garimpo
A ministra da Saúde, Nisia Trindade, integrante da comitiva do presidente, comentou o plano de trabalho que está sendo colocado em prática.
O Ministério da Saúde informou também que estuda acelerar a publicação de um edital do Programa Mais Médicos para recrutar profissionais, tanto formados no Brasil quanto no exterior, assim como médicos estrangeiros. A ideia é que todos se inscrevam de uma única vez, para atuação em territórios indígenas.
E como muita gente se ofereceu para ajudar o povo Yanomami foi divulgado um link de cadastro para inscrições de novos voluntários que queiram apoiar a força de saúde. No endereço Gov.br/ Saúde você consegue ter acesso ao cadastro.
Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista - 23/01/2023 10:20:05. Última edição: 23/01/2023 10:20:05
Informação é do Ministério da Saúde. A medida é uma das ações da Sala de Situação, criada para apoiar ações de enfrentamento à desassistência sanitária dos povos Yanomami
Pesquisa inédita mostra que pacientes com a AME já tiveram que deixar de frequentar um local por falta de acessibilidade. Doença afeta 1 a cada 10 mil nascidos.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.