Saúde

Frigoríficos terão que se adequar às regras para carne de hambúrguer

Prazo é de um ano

Um ano. Esse é o prazo que os frigoríficos terão para se adequar às novas regras de produção de carne de hambúrguer estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

As novidades envolvem, por exemplo, a embalagem do produto, que deverá conter a especificação do corte de carne. Se for mais de um tipo, o rótulo deverá indicar os percentuais de cada um.

O formato tradicional de disco também poderá mudar, caso o fabricante deseje, mas aí deverá haver a especificação no registro e na rotulagem.

O percentual máximo de gordura em cada peça também foi alterado, de 23 para 25%.

A diretora do Departamento de Inspeção de Origem Animal do Mapa, Ana Lúcia Viana, conta que a mudança servirá para que o consumidor saiba exatamente o que está colocando no prato.

"Tem como objetivo também atender os anseios da sociedade, que cada vez mais quer saber o que está consumindo e o que está comprando", afirmou.

Importante ressaltar que essas novas regras valem para estabelecimentos que têm Selo de Inspeção Federal, como os frigoríficos. Elas não se aplicam aos hambúrgueres produzidos em açougues, supermercados e estabelecimentos registrados em serviços de inspeção estaduais e municipais.

* Com supervisão de Priscila Mazenotti.

Agência Brasil / Por Eduardo Cupertino* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Priscila Mazenotti/ Renata Batista - 30/12/2022 12:00:06. Última edição: 30/12/2022 12:00:06

Tags: Frigorífico Carne De Hambúrguer

Leia também:

Covid-19: GT Saúde avalia se volta emergência sanitária em 2023

Covid-19: GT Saúde avalia se volta emergência sanitária em 2023

O próximo Ministério da Saúde vai avaliar uma revisão da emergência sanitária em relação à pandemia devido ao aumento dos casos da Covid-19 no Brasil. Segundo a futura ministra, Nísia Trindade, será feita uma avaliação sobre a situação atual da China, que enfrenta nova onda da doença, para definir as políticas aqui no Brasil. O fim do estado de emergência sanitária no país foi decretado em abril deste ano.

Cobertura vacinal e redução de filas na saúde são desafios do governo

Cobertura vacinal e redução de filas na saúde são desafios do governo

Para equipe de transição, houve, nos últimos anos, um quadro de piora generalizada de indicadores, com o risco de reintrodução de doenças como a poliomielite e o retorno de internações por desnutrição infantil provocadas pela fome.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi